Translate

quinta-feira, 10 de agosto de 2017

CERCAL DO ALENTEJO


Para quem vem de Odemira para norte a indicação do sentido da povoação Cercal está perfeitamente assinalada, não há que enganar, o que contrasta com a sinalética muitas vezes inexistente por este país fora.
O Cercal também conhecido por Cercal do Alentejo, é uma vila cuja freguesia tem 136 Km2 e 3400 habitantes, tendo sido sede de concelho durante 19 anos no século XIX.
Atualmente pertencendo ao concelho de Santiago do Cacém e é um ponto de passagem onde se pode descansar nas explanadas da rotunda que servem doçaria e refeições do melhor.
Estas explanadas servem ainda para lavar as vistas, pois portugueses e estrangeiros acabam por parar e passear os seus corpos ou passar devagar dentro dos seus veículos, sendo sempre possível ter contacto visual.
Esta vila tem uma zona industrial poucos quilómetros à frente onde se pode vender madeiras das florestas e negociar outros bens, este local é também usado para concentrações de motas e demonstrações das habilidades possíveis em cima de uma mota parada ou em movimento.
Quem quiser materiais em pele ou umas botas artesanais em couro é na entrada norte que encontra a loja onde as pode encomendar.
A população está muito ligada ao Partido Comunista Português e no PREC, pós 25 de abril de 1974, tornaram-se famosos por nenhum outro partido conseguir fazer campanha política naquela terra, agora chama-se a isso competitividade, na altura arreavam fisicamente nos cornos de quem pertencia a outras cores políticas, era o seu conceito de democracia na altura.
É desta vila que se vira para Odemira, Vila Nova de Mil Fontes e Algarve.
PensaCM


Sem comentários:

Enviar um comentário