Translate

quarta-feira, 18 de abril de 2018

QUEM ANDA A LER O "PENSA MELHOR"



Se considerármos  os dez países que mais viram este blogue desde o seu início, sendo a referência Portugal, os USA visitaram este blogue mais 3% que os portugueses, os italianos visitaram 46% do montante dos portugueses, os russos fizeram 12% das visitas que os portugueses fizeram e por aí fora como mostra a tabela abaixo.

USA 103%
Portugal 100%
Itália 46%
Rússia 12%
Brasil 10%
Alemanha 10%
Bélgica 7%
França 6%
China 2%
Mantendo a mesma referência, então no último mês, verificamos que 11.2 vezes mais de italianos viram este blog e 2.4 vezes mais norte americanos, USA, viram este blog relativamente às visitas que os portugueses fizeram.
Verificamos ainda que belgas, brasileiros, alemães, peruanos, franceses e outros viram este blogue, cada um deles menos que os portugueses.

Itália1120,00%
USA240,00%
Portugal100,00%
Bélgica96,10%
Brasil35,30%
Alemanha6%
Peru4%
França2%

Se considerarmos a evolução de quem tem visitado o blogue através dos anos, constatamos que tal como a tabela do total desde início mostra, os USA ainda estão à frente, seguidos de Portugal e depois Itália e a Rússia, mas quando vemos as visitas da última semana, temos que os italianos são os que visitaram mais, seguidos dos USA, Bélgica e por aí fora, como mostra a tabela abaixo.

Itália
Estados Unidos
Bélgica
Portugal
Brasil
Alemanha
Peru
Reino Unido

Vemos que a Itália se interessou muito mais por este blogue nos últimos tempos.
Os USA também aumentaram o seu interesse.
Os Belgas tiveram um pico de interesse mas entretanto esmureceu um pouco.
O Brasil tem vindo a aumentar o número de visitas ao longo do tempo.
A Alemanha tem mantido um interesse constante ao mesmo nível.
Os franceses diminuíram a sua leitura do blogue, não se sabe porquê, até há muito imigrante português neste país, mas talvez tenham diminuído nos últimos anos.
A China tem um nível de visitas muito baixo que poderá até ser compatível com interesses dos seus Serviços Secretos.
O Reino Unido despertou algum interesse nos últimos tempos, mas nada de relevante, talvez ligado com o aumento da emigração portuguesa para aquele país nos últimos anos.
A Rússia que teve alguma expressão no passado, talvez porque havia uma tradução automática em russo, mas nunca gerou o grande interesse esperado da parte deles, embora sejam mais de 200 milhões de pessoas.
Tinha esperanças na Índia, pois não têm censura e são tantos como os chineses. Tive ativada uma tradução automática em hindi,durante bastante tempo, mas nunca houve visitas relevantes da parte dessa cultura tão antiga.
Temos assim um blogue com visitas de todos os continentes possíveis, não há referencias à Antártida, mas não é ainda um blogue com milhares de visitas diárias como eu esperava que iria acontecer quando o criei, dado que os temas são variados e de interesse mundial, não são limitados a um mundinho de uma só pessoa, como é vulgar neste mundo bloguista.

PensaCM

O AR QUE RESPIRAMOS


O ar que respiramos é o ar que envolve a Terra, é aquele para o qual estamos adaptados a respirar.
Não foi o ar que se adaptou à nossa respiração, mas sim nós é que nos adaptámos ao ar existente, porque os que morreram devido ao ar não ser compatível com a sua vida não sobreviveram.
A atmosfera da Terra é instável, dizem os entendidos na matéria: se não houvesse indústria, só o facto de o sol emitir radiação muito potente na forma de partículas que acabam a afetar a Terra quando por cá passam já instabiliza a composição do ar, principalmente a concentração do oxigénio que se transforma em ozono, mortal para nós, quando é bombardeado por essa radiação.
Temos os vulcões que se fartam de emitir dióxido de carbono e compostos de enxofre para a atmosfera, temos as jazidas de metano das zonas frias que o aquecimento leva à sua libertação, temos objetos gasosos celestes que ao impactarem com a Terra podem libertar na atmosfera grandes quantidades dos gases de que são constituídos e outras fontes que contribuem permanentemente para a alteração da nossa atmosfera.
Nós, no fundo, somos muito reativos ao ar que respiramos e como tal também somos muito instáveis como criaturas à superfície da Terra contribuindo também para a alteração da atmosfera.
Não podemos é andar-nos a enganar pensando que o fumo do tabaco que estamos a fumar faz pouco mal e a chaminé da indústria a 10 Km de distância é que é malino.
Não podemos andar cheios de problemas a exigir um filtro de partículas como deve ser para o carro e acendermos todos os dias de inverno uma lareira cheia de emissão de partículas de fumo preto.
Não podemos exigir a uma indústria que tenha não emita benzenos e mandármos diluentes e gasolinas para o chão de terra ou na rede de esgotos.
Não podemos querer que as Refinarias fechem e todos os fins de semana irmos passear de carro umas centenas de quilómetros e todas as férias irmos a um lugar exótico de avião a milhares de quilómetros, porque quem produz os combustíveis usados nessas viagens são as Refinarias.
Resumindo: ser cínico gera karma do pior.
PensaCM

quarta-feira, 11 de abril de 2018

DIVÓRCIO RELIGIOSO


O divórcio perante a Igreja Católica impede o posterior acesso a tomar a hóstia, comungar o corpo de Deus, impede o tornar a casar-se pela Igreja Católica com outra pessoa e impede o batismo de um posterior filho que surja doutra relação.
Perante esta situação, cada vez mais católicos ficam indignados com estas limitações da sua vida espiritual perante a sua adotada confissão, mas quando casaram foram vastamente informados destas limitações, caso se divorciassem, no entanto aceitaram faze-lo.
Pertencer a uma organização, seja religiosa ou não, compromete a pessoa a adotar as regras da organização, no caso das religiões o axioma é sagrado, significando que é do domínio do imutável.
O crente perante a sua falha de avaliação prévia que fez do conjugue é mutilado espiritualmente de uma forma vincada, mas o crente conforme envelhece também deixa de ter capacidades de saltar de 2 metros de altura e de nadar os dois quilómetros seguidos que conseguia com 22 anos, de ter tantos orgasmos como tinha com 20 anos e de ver bem ao perto, no entanto continua feliz por continuar vivo embora possa estar bastante amputado das suas capacidades vitais.
O conceito de religião é mostrar aos falhados dos humanos que o padrão é o dogma religioso e para isso não pode haver facilitismos, pois Deus para ser perfeito não pode moldar a sua perfeição às falhas dos humanos, seria como o patrão pagar aos empregados mais ou menos conforme o negócio corria melhor ou pior, pois assim nunca haveria falências, no máximo poder-se-ía era ficar a trabalhar quase gratuitamente.
Temos de pensar em termos de excelência: o nível de perfeição de Deus não pode baixar só porque os crentes baixaram o seu padrão de complacência com os seus conjugues e se tornaram mais voláteis socialmente.
Esta é a abordagem de um ateu respeitador que já foi crente mas que continua a entender o padrão de excelência com que Deus foi inventado.
PensaCM

sexta-feira, 6 de abril de 2018

A TURQUIA



A Turquia não é só um país islâmico ocidentalizado, tem um poderio militar muito forte, foi militarizada pela NATO para proteger a Europa das incursões asiáticas, nomeadamente da Ásia Soviética e também do Médio Oriente.
Os turcos são o que resta do império Otomano no seguimento da Primeira Guerra Mundial, são ambiciosos e têm toda uma história de ocupação e dominação do Médio Oriente e da Europa Oriental.
Este império Otomano alimentou-se da putrefação do Império Romano Oriental ajudado pela ascensão do Islamismo tendo começado em 1299 e tornando-se na Turquia em 1923.
As Forças Armadas da Turquia são as 8ª maiores do mundo:
Efetivo (ativo e reserva)596 mil
Orçamento8,2 bilhões de dólares
Tanques2.445
Aeronaves1.018
Porta-aviões0
Submarinos12
Classificação em 2016

A Guarda costeira Turca tem uma dimensão só comparável à dos USA, a frotinha dos Gregos ao pé dos Turcos não é relevante sequer.
Temos assim uma rolha na confluência da Ásia na Europa que tem de ser tratada com cuidado e é o que os europeus têm feito nas últimas décadas: paninhos quentes e umas chamadinhas de atenção.
Os turcos têm de tudo: desde o radical islâmico até ao pró europeu mais convicto, é um país em que a democracia pode descambar muito facilmente, por isso o conceito de democracia nunca poderá ser totalmente aplicado numa sociedade destas, tal como se viu na Síria, Egito, Líbia e por aí fora.

PensaCM