Translate

sexta-feira, 6 de abril de 2018

A TURQUIA



A Turquia não é só um país islâmico ocidentalizado, tem um poderio militar muito forte, foi militarizada pela NATO para proteger a Europa das incursões asiáticas, nomeadamente da Ásia Soviética e também do Médio Oriente.
Os turcos são o que resta do império Otomano no seguimento da Primeira Guerra Mundial, são ambiciosos e têm toda uma história de ocupação e dominação do Médio Oriente e da Europa Oriental.
Este império Otomano alimentou-se da putrefação do Império Romano Oriental ajudado pela ascensão do Islamismo tendo começado em 1299 e tornando-se na Turquia em 1923.
As Forças Armadas da Turquia são as 8ª maiores do mundo:
Efetivo (ativo e reserva)596 mil
Orçamento8,2 bilhões de dólares
Tanques2.445
Aeronaves1.018
Porta-aviões0
Submarinos12
Classificação em 2016

A Guarda costeira Turca tem uma dimensão só comparável à dos USA, a frotinha dos Gregos ao pé dos Turcos não é relevante sequer.
Temos assim uma rolha na confluência da Ásia na Europa que tem de ser tratada com cuidado e é o que os europeus têm feito nas últimas décadas: paninhos quentes e umas chamadinhas de atenção.
Os turcos têm de tudo: desde o radical islâmico até ao pró europeu mais convicto, é um país em que a democracia pode descambar muito facilmente, por isso o conceito de democracia nunca poderá ser totalmente aplicado numa sociedade destas, tal como se viu na Síria, Egito, Líbia e por aí fora.

PensaCM

Sem comentários:

Enviar um comentário