Translate

quarta-feira, 18 de abril de 2018

O AR QUE RESPIRAMOS


O ar que respiramos é o ar que envolve a Terra, é aquele para o qual estamos adaptados a respirar.
Não foi o ar que se adaptou à nossa respiração, mas sim nós é que nos adaptámos ao ar existente, porque os que morreram devido ao ar não ser compatível com a sua vida não sobreviveram.
A atmosfera da Terra é instável, dizem os entendidos na matéria: se não houvesse indústria, só o facto de o sol emitir radiação muito potente na forma de partículas que acabam a afetar a Terra quando por cá passam já instabiliza a composição do ar, principalmente a concentração do oxigénio que se transforma em ozono, mortal para nós, quando é bombardeado por essa radiação.
Temos os vulcões que se fartam de emitir dióxido de carbono e compostos de enxofre para a atmosfera, temos as jazidas de metano das zonas frias que o aquecimento leva à sua libertação, temos objetos gasosos celestes que ao impactarem com a Terra podem libertar na atmosfera grandes quantidades dos gases de que são constituídos e outras fontes que contribuem permanentemente para a alteração da nossa atmosfera.
Nós, no fundo, somos muito reativos ao ar que respiramos e como tal também somos muito instáveis como criaturas à superfície da Terra contribuindo também para a alteração da atmosfera.
Não podemos é andar-nos a enganar pensando que o fumo do tabaco que estamos a fumar faz pouco mal e a chaminé da indústria a 10 Km de distância é que é malino.
Não podemos andar cheios de problemas a exigir um filtro de partículas como deve ser para o carro e acendermos todos os dias de inverno uma lareira cheia de emissão de partículas de fumo preto.
Não podemos exigir a uma indústria que tenha não emita benzenos e mandármos diluentes e gasolinas para o chão de terra ou na rede de esgotos.
Não podemos querer que as Refinarias fechem e todos os fins de semana irmos passear de carro umas centenas de quilómetros e todas as férias irmos a um lugar exótico de avião a milhares de quilómetros, porque quem produz os combustíveis usados nessas viagens são as Refinarias.
Resumindo: ser cínico gera karma do pior.
PensaCM

Sem comentários:

Enviar um comentário