Translate

sexta-feira, 24 de julho de 2020

ARTICULAÇÃO


O corpo saudável vem geneticamente preparado para se mover de muitas formas geométricas: dá para dobrar à frente e atrás, para torcer, dobrar e torcer para qualquer lado, rodar.
Desde que haja uma articulação existem várias formas de mover o troço de corpo a partir dessa articulação.
Se não mexermos uma articulação ou a utilizarmos só parcialmente relativamente à sua potencialidade, ela ficará cada vez mais limitada e provocará dores quando é mais solicitada que o costume. As mensagens entre o cérebro e essa articulação ficarão menos fluídas, os ligamentos, tendões e músculos ligados a essa articulação definharão e tornar-se-á cada vez mais difícil mexê-la porque o líquido sinovial que garante a sua lubrificação também ficará diminuido.
Se pelo contrário mexermos todos os dias essa articulação na sua máxima amplitude sem no entanto a forçar ao nível da lesão, mantivermos a concentração focada nesses movimentos, ela funcionará facilmente na sua máxima amplitude, terá líquido sinovial em quantidade suficiente evitando dores de movimento e os ligamentos, tendões e músculos agregados estarão a funcionar plenamente, não gerando dores, independentemente da idade.
Este princípio é um dos quais se baseia a prática regular de Hatta Yoga evitando o envelhecimento precosse dos tecidos e do cérebro.
Quem começou e os que desenvolveram o Hatta Yoga não tinham cursos nem eram especialmente sobredotados, simplesmente aperceberam-se do que era básico para viver melhor.

PensaCM

Sem comentários:

Enviar um comentário