Translate

sábado, 26 de junho de 2021

ARMÉNIA, ARZEBEIJÃO, UCRÂNIA E RÚSSIA

 O Azerbeijão foi buscar militarmente a região de Nagorno Karabakh à Arménia, mas o Arzebeijão com 86 600 Km2 e 9 500 000 de pessoas é muito maior que a Arménia com 29 700 Km2 e 3 000 000 de pessoas.

Estamos a falar de um país 3 vezes maior em área e população que outro e não se vê grande consternação da parte da C€ e da USA em relação a essa conquista como se vê relativamente à decisão da própria população da Crimeia se anexar à Rússia.

O Presidente da Arménia foi reeleito, apesar da derrota militar e de fortes contestações da população contra a admissão da derrota na guerra com o Azerbeijão. Afinal a contestação de rua eram só uns arruaceiros que não eram representativos, porque muita gente reconheceu que a admissão da derrota evitou milhares de mortos do lado da Arménia.

Nagorno Karabakh é uma zona montanhosa que talvez no futuro deixe de ser o principal motivo de conflito entre a Arménia e o Azerbeijão. O grande problema territorial há-de ser a zona do Azerbeijão que está separada da maior parte do território desse país e encravada entre a Arménia e o Irão, faz lembrar o Bangdalesh entre a Índia e o Índico quando pertencia ao Paquistão lá longe.

Quem traçou aqueles países em finais do século XX, quis manter  ali um foco de conflito para o futuro.

Se o Azerbeijão faz tanta força para ter Nagorno karabakh que são umas montanhas, parece-me que querem vir a ter um corredor a ligar ao seu território mais a sudoeste, desligado do grande Azerbeijão.

PensaCM

Sem comentários:

Enviar um comentário