Translate

sexta-feira, 18 de junho de 2021

RÚSSIA E OS OUTROS DE ORIGEM EUROPEIA



A Rússia, 1/8 da Terra seca, está cada vez mais mal vista pelos europeus e pelos USA: no fundo são os europeus ocidentais contra os europeus orientais.

A OTAN/NATO, conforme gostar mais, vê cada vez mais perigo vindo da Rússia para além da China, então a ideia de acabar com a NATO e os Europeus fazerem as suas Forças Armadas modernas auto suficientes, com a eleição do Biden foi apagada.

Temos de pensar que o Orçamento das Forças armadas dos USA é maior que os orçamentos militares de todos os outros países juntos: onde estão os orçamentos da Rússia, da China, da França e da Grã Bretanha incluídos. Se os Europeus desenvolvessem o seu armamento próprio de forma autónoma, era menos este mercado que os USA teriam.

Putin que apesar de ditador agarrado ao poder, realmente é um senhor que pôs a economia da Rússia com um per capita aceitável para um país moderno, com uma dívida/PIB dentro dos valores recomendados, um dígito percentual, e tem um orçamento militar que é 1/10 do dos USA,menor que 3% do PIB russo, sendo até menor que o orçamento militar da Arábia Saudita. 😄

Para quem passa o tempo a impor os seus valores de liberdade e direitos humanos a todo o mundo e ao mesmo tempo tem um orçamento militar deste tamanho, é porque há uma narrativa que encobre os verdadeiros valores e garantias dos USA.

A tecnologia militar dos USA são o top incontestado e aceite pelo próprio Putin.

Mas perante isto nunca se diz que Putin chegou a pedir ao Presidente Bill Clinton, para poder entrar para a NATO, dado que o inimigo desta organização militar era a URSS que se desfez, deixando de haver inimigo no Atlântico Norte.

Mas ninguém se interessou  com a inserção da Rússia na NATO, interessaram-se sim em captar países da área de influência da ex URSS de modo a rodearem este país por países NATO o que é explicitamente uma ameaça para aquele país.

A Rússia foi buscar a Crimeia porque mais de 85% da sua população votou-o explicitamente. É certo que a população da Crimeia é quase toda de origem russa e identifica-se com ela. A anexação da Crimeia não tem comparação com a anexação da Checoslováquia pela Alemanha Nazi, tem mais a haver com a independência do Kosovo, pró Albânia, relativamente à Sérvia. Nem tem nada a haver com a China que faz ilhas para bases militares, umas atrás das outras nos mares dos países vizinhos.

Mais uma vez digo que a Rússia devia entrar para a C€ e isso é que era de valor.

PensaCM


Sem comentários:

Enviar um comentário