Translate

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

A UCRÂNIADE HOJE E A CUBA DE 60

 


A Ucrânia está ali entalada entre a ameaça de ataque da Rússia e o apoio efetivo ou não das forças da Nato.

Mas afinal o que é isto?

Isto é a Nato a chegar às fronteiras da Rússia e continuando a considerar que a Rússia é considerado um inimigo a conter.

 Ucrânia do ponto de vista da Nato só serve mesmo para ter armas junto à Rússia pois não tem acesso direto ao Atlântico e para um navio ucraniano chegar ao Atlântico tem de atravessar o Mar Negro, passar pelos estreitos de Bósforo e Dardanelos pertencentes à Turquia, membro da Nato e da comunidade de países islâmicos, depois percorrer quase toda a longitude do Mar Mediterrânico, passar finalmente no estreito de Gibraltar, controlado pela Grã Bretanha, para chegar finalmente ao Oceano Atlântico, onde poderia justificar pertencer à Nato.

Já a Roménia e a Bulgária está geograficamente quase como a Ucrânia para chegar ao Atlântico.

Outros países Nato nem sequer têm acesso ao mar como a Hungria, Chéquia e Eslováquia.

Se voltarmos aos USA no tempo do Kennedy, podemos lembrar-nos da crise dos mísseis de Cuba, cujo problema em cima da mesa, para evitar a Terceira Guerra Mundial, foram os mísseis que a URSS colocou em Cuba, sabendo nós que esta última nem sequer fazia fronteira terrestre com os USA.

Atualmente os USA contorcem-se todos só porque os militares da Venezuela, a uma América Central de distância, têm apoio dos militares Russos, logo é lógico a Rússia não estar nada agradada com equipamentos militares Nato num país com fronteiras terrestres.

Então mas a Ucrânia não é soberana? Claro que é, assim como Cuba e a Venezuela.

PensaCM

Sem comentários:

Enviar um comentário