Translate

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

ESTABILIDADE POLÍTICA

 


Estabilidade está ligada a coerência e linha definida de ação.

A estabilidade política está ligada à Governação através de um partido político ou a partidos políticos tão entrosados que não se percebe a diferença entre eles, como é o caso do PEV e do PCP que formam sempre a CDU.

Em Portugal, ao contrário do que era previsível, o partido do Governo ganhou uma maioria absoluta de deputados, embora a sua percentagem de votos fosse abaixo dos 42%.

Uma política com uma linha definida, sem necessidade de andar sempre a negociar tudo o que se faz, permite melhor atingir os resultados desejados por aquele partido, mostrando realmente quanto vale.

No entanto também mostra em todo o seu esplendor as falhas que tiver, dando uma imagem mais nítida da política implementada, definindo o próximo sentido de voto nesse partido.

Para sabermos quantos deputados é que geram os votos no país teremos de recorrer ao método de cálculo usado nas eleições portuguesas.

Esse cálculo baseia-se no método de Huntington e além disso aplica-se à votação por distrito, partindo do princípio que cada deputado está ligado aos seus eleitores, o que em Portugal não se verifica muito.

Este método gera uma distorção de deputados eleitos que favoreçe os partidos mais votados e desfavorece propositadamente os partidos menores de modo a eliminá-los da sua representação, de forma a não gerar uma panóplia exagerada de opiniões que acabaríam por criar debates caóticos e extensos no tempo.

Não perca o próximo post para ver a diferença que fazia a eleição proporcional de deputados relativamente à votação nacional e não por distritos através do método de Huntington. 

PensaCM

Sem comentários:

Enviar um comentário