Translate

domingo, 20 de fevereiro de 2022

PLANTAÇÃO DE PAINEIS SOLARES


Os painéis solares em Portugal estão em alta.

A plantação de centenas e milhares de hectares de painéis solares em zonas de floresta de eucalipto ou de plantações mais rarefeitas de outras espécies está a ser uma constante neste país, mas sempre que se fala nisso surge a contestação de alguns, ligados a turismos rurais ou mesmo ligados a grupos ecológicos.

Agora é na zona de Gavião que surge a contestação dos ecologistas da Zero contra a plantação de painéis em terrenos que têm cerca de 1000 sobreiros, espécie protegida, mas que serão abatidos.

Realmente tem de haver regras quanto aos locais de instalação de grandes quantidades de painéis solares, não se devem estragar zonas agrícolas ou de paisagem protegida, devendo-se implementá-las em zonas mais áridas e com menos impacto visual.

Mas a Zero de Portalegre levantou uma questão interessante: 

- Há ainda muitos telhados e tetos industriais onde se podem implantar os painéis solares, então porque usar terrenos agrícolas?

Embora o ativista entrevistado mostre um low profile e isso o possa descredibilizar perante os tele-espetadores, na realidade aí está uma boa questão!

PensaCM

Sem comentários:

Enviar um comentário