Translate

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

BENZ DA MERCEDES



Em 29 de janeiro de 1861, o engenheiro Karl Benz inventa o primeiro motor automóvel movido a gasolina, mecanismo fundamental para que umas décadas mais tarde o Henry Ford tivesse um sucesso dos diabos com os seus carros feitos em série para se poderem construir mais, em menos tempo e com um custo de produção menor.
O Rockefeller dos petróleos e refinarias esfregou as mãos de contente e forneceu a gasolina para os novos condutores.
A gasolina era um líquido que não tinha aproveitamento de jeito nas refinarias.
Podemos assim dizer que o alemão desenvolveu o meio de dar utilidade ao subproduto do crude que não tinha qualquer utilidade notável na altura, no entanto o mérito da construção barata de um carro que usaria um motor destes pertenceu a Ford que permitiu enriquecer a industria petrolífera e dar o pontapé de saída no consumo em grande escala de gasolina, arrastando os USA para o consumo generalizado da gasolina até aos tempos de hoje.
Entretanto o alemão Diesel no final do mesmo século, em 1893, haveria de inventar o tipo de motor com o seu nome e contribuído para aproveitar também o gasóleo extraído do crude.
Juntamente com o implemento da construção de estradas com o betume asfáltico e a utilização do gás nos fogões de casa então o crude passou a ser usado na sua totalidade sem ter desperdício de nenhuma fração da sua destilação.
#automóvel#
#diesel#
#gasolina#
#gasóleo#

PensaCM

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

MISTURA DE EXTREMA ESQUERDA GANHA NA GRÉCIA

Syriza com o seu líder de 40 anos ganhou as eleições na Grécia, o que já era esperado, embora por pouco não chegasse à maioria absoluta no Parlamento: o por pouco foram dois deputados.
A ideia principal desta nova mentalidade é subir os ordenados mais baixos e aplicar impostos maiores aos mais altos: mas será que os ricos serão impedidos de levar o seu dinheiro para o estrangeiro ?
Esse foi sempre o principal dilema dos governos socialistas em todo o mundo: reter o capital dos capitalistas dentro do país para o poder usar e distribuir.
Por outro lado este novo Primeiro Ministro Grego chamado Stripas,masque não é à moda do Porto, já apelou ao retorno dos Gregos que foram para outros países devido à crise em que ainda vivemos: se os ricos conseguirem fugir aos impostos que se advinham naquele país e os gregos emigrados voltarem como resolve Stripas o problema financeiro Grego ?
Então e os imigrantes de outros países que vivem na Grécia ?
Será que vai haver emprego para todos ?
Uma coisa é certa aumentar os ordenados menores é sempre bom para os assalariados em questão e para a economia em geral, porque tudo o que esses ganham vai parar à economia até ao final do mês, de certeza, porque esses não têm maneira de amealhar nada, enquanto o rico pode sempre reter o dinheiro ou desvia-lo para outro país com menos impostos.
Outra consequência do aumento dos ordenados menores é o facto de essas pessoas trabalharem para patrões que não são bons como tal, pois dependem geralmente do facto de pagarem esses ordenados baixos, assim qualquer um o faz: perante isto estas empresas mais fracas desaparecem e abrem mercado para empresas melhores e que pagam mais, incrementando assim a economia dos bens essenciais, o que melhora a base da economia.
O emprego a aumentar não se vai notar nos primeiros tempos mas se não houver asneiras de dar empregos sem exigir produtividade e as produções forem de qualidade projetará a economia desde que consigam implementar as exportações e não permitir subir as importações apreciavelmente e isso é que será fundamental.
PensaCM

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

A MAIOR MISSA CATÓLICA



A maior missa da cristandade aconteceu neste fim de semana nas Filipinas, maior país asiático com predominância católica.
O cristianismo católico surgiu no seguimento da rotura do império romano do ocidente como império romano do oriente: o cristianismo do oriente passou a ser ortodoxo, outra forma de dizer original e o cristianismo romano passou a ser universal ou católico.
Na realidade o cristianismo é uma heresia do judaísmo e tal como este foi pensado e desenvolvido para o povo judeu, mas com a divulgação da mensagem cristã de dar a outra face, ter compaixão, não ser arrogante e por aí fora, foi sendo absorvido cada vez mais pelos que achavam sofrer da injustiça do império romano, pois era este quem dominava todo o Mediterrâneo na época.
O império romano nos primeiros séculos foi a prensa que perseguia e esmagava os cristãos mas a partir do momento em que o imperador Constantino permitiu a crença e entrou no concílio de Niceia, o império passou a ser a onda que o cristianismo surfou para se espalhar pelo mundo.
Com a divisão do império veio a divisão do cristianismo em original e universal, ortodoxo e católico e assim ficou até surgirem mais heresias com o passar dos séculos.
A maior missa católica dos últimos tempos ou até de todos os tempos deu-se num dia de mau tempo e num continente que foi convertido muitos séculos depois do surgimento desta religião: Filipinas, nome que honra os Filipes de Espanha e que mantiveram subjugado Portugal durante 60 anos, nos séculos XVI e XVII.
Os judeus no entanto mantiveram a sua religião judaica original sem grandes maculas e formatada somente para o seu povo: o Povo de Deus.
Os cristãos do império romano não repararam bem na conversa do Povo de Deus serem só os ju deus e os convertidos que se seguiram também não, uma falta de reparo que já vai em mais de 2000 anos, passando o povo escolhido a ser os universais crentes, daí o termo católico.
PensaCM

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

POUPAR HORAS DE SONO



Em Portugal temos uma especialista do sono, Drª Teresa Paiva, que aos 69 anos começou a fazer um jornal digital, acerca do dito sono para divulgar pelas massas os perigos dos sonos económicos e dos que não têm rotinas de horário para dormir.
Diz a senhora que já esteve 3 meses sem dormir, não haver um limite conhecido para a quantidade de dias seguidos sem dormir, mas desde que não se entre em pânico com o assunto, mas por outro lado fala num estudo que demonstrou que as mulheres que trabalham por turnos com ciclos de 24 horas aumentam bastante a probabilidade de gerar cancros.
É também referido pela Drª TP que as televisões portuguesas fazem programas ao vivo pela noite fora o que não acontece noutros países europeus e que é exigido a esses profissionais que estejam novamente a trabalhar logo de manhã.
TP vinca bem que os portugueses não ligam aos seus limites sem dormir e por isso estão a pagar cada vez mais por isso com a sua saúde.
É durante o sono que o corpo repara mais rapidamente as suas lesões e a cabeça equilibra as suas frustrações.

PensaCM

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

BONO DEIXA DE TOCAR GUITARRA

O próprio Bono escreve nas suas redes sociais que não sabe se alguma vez poderá vir a tocar guitarra novamente, pois no seguimento do seu acidente com bicicleta em que partiu vários ossos, desde a cara até à mão, a sua motricidade para tocar o referido instrumento pode ter ficado comprometida.
Este tipo de notícia pode ser ou não fundamentada da parte dele, mas na realidade vai valorizar toda a sua música no futuro, nomeadamente aquela em que tocou guitarra, embora não tenha ideia de que ele tenha tocado assim tanta coisa com a guitarra na sua discografia, lembro-me realmente de alguma coisa em que ele tocava esse instrumento com um chapéu enfiado na cabeça, mas não me parece que tenha sido representativo da sua carreira e a atestá-lo é o facto de no meio de muitas fotos dele na net aparecerem muito poucas com a guitarra na mão.
Estas formas de criar valor na própria profissão através da pré mutilação informática perante as massas realmente vai-lhe rentabilizar e muito a despesa que tem tido com a recuperação do seu acidente.
É na realidade injusto que quem trabalha para outrem esteja numa situação oposta, pois se se lesionar e ficar numa eventualidade de lesão permanente, a sua entidade patronal antes da confirmação já estará a descartá-lo, cortando-lhe provavelmente a hipótese de manter o local de trabalho ou a evolução da sua carreira.
O que é realmente interessante é a constatação de que quanto pior se está na escala monetária social mais se endeusa e apoia estes modernos deuses da arte.
Outra forma de ver esta situação poderia estar relacionada com o chamado karma que cada um de nós gera enquanto ser vivo e socializante: Bono doou no passado bom dinheiro para a causa do IRA dos atentados, e há quem atribua uma causalidade kármica entre este acidente e os seus subsídios IRAnianos. De qualquer modo a causa dos católicos irlandeses é justa, o Kárma é que está definido de uma forma que pune este tipo de coisas.
Enfim, será que se eu afirmar aqui que possivelmente vou deixar de escrever este blogue, passarei a ter assistências apoteóticas ?
PensaCM

CHEGADA DO EURO À LITUÂNIA




A Lituânia é mais um país onde se pode ir viajar e pagar tudo com euros, é o 19º país da Europa e do mundo onde isso é possível.
Este país foi o primeiro país a tornar-se independente da União Soviética aquando da derrocada do bloco soviético no final dos anos 80 e início dos 90 do século passado, tendo conseguido evoluir apreciavelmente a sua economia desde então: não têm a abundância dos países mais ricos da C€ mas estão em crescimento constante.
Do século XV aos finais do século XVIII a Lituânia estendia-se do Mar Báltico até ao Mar Negro, contendo a atual Bielorrússia e a maior parte da Ucrânia atuais, depois de ter estado fundido com a Polónia, desta forma este agora pequeno país já foi grande no passado.
A população deste país com menos de 3 milhões de pessoas tem uma amálgama de origens, sendo esta largamente católica, tendo decrescido nos últimos anos devido fundamentalmente à emigração para países onde se vive muito melhor, mas quanto à imigração praticamente não tem expressão,  por outro lado existem bolsas de pobreza apreciável e os dirigentes queixam-se da falta de iniciativa privada, o que será uma consequência de muitas décadas de socialismo com o Estado a fornecer todas as necessidades.



As mulheres são lindas tal como as ucranianas e as russas.
PensaCM