Translate

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

BENZ DA MERCEDES



Em 29 de janeiro de 1861, o engenheiro Karl Benz inventa o primeiro motor automóvel movido a gasolina, mecanismo fundamental para que umas décadas mais tarde o Henry Ford tivesse um sucesso dos diabos com os seus carros feitos em série para se poderem construir mais, em menos tempo e com um custo de produção menor.
O Rockefeller dos petróleos e refinarias esfregou as mãos de contente e forneceu a gasolina para os novos condutores.
A gasolina era um líquido que não tinha aproveitamento de jeito nas refinarias.
Podemos assim dizer que o alemão desenvolveu o meio de dar utilidade ao subproduto do crude que não tinha qualquer utilidade notável na altura, no entanto o mérito da construção barata de um carro que usaria um motor destes pertenceu a Ford que permitiu enriquecer a industria petrolífera e dar o pontapé de saída no consumo em grande escala de gasolina, arrastando os USA para o consumo generalizado da gasolina até aos tempos de hoje.
Entretanto o alemão Diesel no final do mesmo século, em 1893, haveria de inventar o tipo de motor com o seu nome e contribuído para aproveitar também o gasóleo extraído do crude.
Juntamente com o implemento da construção de estradas com o betume asfáltico e a utilização do gás nos fogões de casa então o crude passou a ser usado na sua totalidade sem ter desperdício de nenhuma fração da sua destilação.
#automóvel#
#diesel#
#gasolina#
#gasóleo#

PensaCM

Sem comentários:

Enviar um comentário