Translate

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

A MAIOR MISSA CATÓLICA



A maior missa da cristandade aconteceu neste fim de semana nas Filipinas, maior país asiático com predominância católica.
O cristianismo católico surgiu no seguimento da rotura do império romano do ocidente como império romano do oriente: o cristianismo do oriente passou a ser ortodoxo, outra forma de dizer original e o cristianismo romano passou a ser universal ou católico.
Na realidade o cristianismo é uma heresia do judaísmo e tal como este foi pensado e desenvolvido para o povo judeu, mas com a divulgação da mensagem cristã de dar a outra face, ter compaixão, não ser arrogante e por aí fora, foi sendo absorvido cada vez mais pelos que achavam sofrer da injustiça do império romano, pois era este quem dominava todo o Mediterrâneo na época.
O império romano nos primeiros séculos foi a prensa que perseguia e esmagava os cristãos mas a partir do momento em que o imperador Constantino permitiu a crença e entrou no concílio de Niceia, o império passou a ser a onda que o cristianismo surfou para se espalhar pelo mundo.
Com a divisão do império veio a divisão do cristianismo em original e universal, ortodoxo e católico e assim ficou até surgirem mais heresias com o passar dos séculos.
A maior missa católica dos últimos tempos ou até de todos os tempos deu-se num dia de mau tempo e num continente que foi convertido muitos séculos depois do surgimento desta religião: Filipinas, nome que honra os Filipes de Espanha e que mantiveram subjugado Portugal durante 60 anos, nos séculos XVI e XVII.
Os judeus no entanto mantiveram a sua religião judaica original sem grandes maculas e formatada somente para o seu povo: o Povo de Deus.
Os cristãos do império romano não repararam bem na conversa do Povo de Deus serem só os ju deus e os convertidos que se seguiram também não, uma falta de reparo que já vai em mais de 2000 anos, passando o povo escolhido a ser os universais crentes, daí o termo católico.
PensaCM

Sem comentários:

Enviar um comentário