Translate

terça-feira, 19 de julho de 2016

NÃO PERDER TEMPO NEM ENERGIA

O guerreiro mais eficiente com armas do mesmo nível deve ser o samurai: embora fosse pequeno comparado com um europeu tinha uma velocidade e destreza motora muito superior, sendo suficiente para vencer um viking com 50 ou 60 cm mais alto que ele.
O samurai não ameaçava nem brandia a sua catana, quando ela saía da bainha mantinha o movimento até cortar o corpo ao adversário, ao contrário do viking que brandia previamente a arma de modo a amedrontar o adversário.
O movimento único e sem curvas que liga a saída da catana da sua bainha até cortar o pescoço do adversário é único na poupança de energia, movimento e tempo gasto, foi no seguimento desta ideia que o Japão recuperou da guerra, instalando os trabalhadores das empresas nas casas à volta da empresa e dando emprego aos filhos dos empregados quando eles se tornavam mão de obra, não havia dúvidas nem percas de tempo nem de energia à procura do que estava ali à mão.
O japonês na segunda guerra mundial não necessitava de andar com uma mochila enorme às costas, comia os vegetais da terra onde estava: era só cortar e comer, sem logísticas nem paladares especiais.
É esta mentalidade de gerir a oportunidade que fez do homem o ser mais adaptável da Terra, não foram as grandes filosofias nem as grandes logísticas.
PensaCM

Sem comentários:

Enviar um comentário