Translate

domingo, 8 de janeiro de 2017

TODOS FALAM BEM DO MÁRIO SOARES

Todos os artigos que aparecem na imprensa falam bem do Mário Soares, assim como os políticos dos quatro cantos do mundo, logo é fácil de deduzir que o homem era uma santa pessoa que só fez bem.
Desta forma se alguém insignificante como eu puser em causa algumas coisinhas da vida pública, não belisca sequer a imagem do senhor, analisemos:
contribuiu para o país não retornar ao regime de direita que tinha e também não cair num regime de esquerda PC em1974/5,
contribuiu notoriamente para a independência das ex-colónias portuguesas,
aumentou o número de países com relações diplomáticas e comerciais com Portugal,
levou o país para a União Europeia, atual C€.
A tentativa de Soares não deixar o país pós Golpe de Estado de 25 de abril, voltar à ditadura de direita foi bem vista na altura, mas em 2011 o Governo que passou para as rédeas do país passou a ser um forte defensor do capitalismo explorador, embora tivesse no nome Social Democrata, nem democracia nem social(lismo) foram manifestados nas suas políticas.
 Ainda com os Governos de Soares tivemos de recorrer duas vezes ao FMI, situação de resgate na altura, sendo o desfasamento entre despesas e proveitos uma constante desde essas governações soaristas.
Depois de um governo de esquerda até finais de 2015 o país levou com o quadrumvirato composto pelo PC, o que foi evitado em 1974/5 veio a acontecer 40 anos depois, dentro do mesmo regime.
A independência das ex colónias enriqueceu desproporcionadamente os seus dirigentes, nomeadamente os de Angola, enquanto aumentou exponencialmente a ex população colonizada que veio para Portugal, evidenciando a pobreza que se acentuou naquelas populações.
O aumento do número de países com quem temos relações diplomáticas e comerciais contribuiu para o aumento das nossas importações e para o aumento de imigrantes que vieram auferir baixos salários e taxas de desemprego maiores que as dos portugueses: importação de miséria e aumento dos lucros dos empresários espertalhaços.
Na altura foi bom Portugal entrar na C€, pois trouxe muito dinheiro aos elegíveis para os subsídios, agora torcemos a orelha e só temos de pagar juros e amortecimentos, os subsídios afinal é para quem já tem para investir.
Os guarda costas da GNR que Soares teve como governante foram tratados por ele com desdém, ao contrário da dignidade humana que tanto apregoava.
Tirando estes pormenores mal dizentes, a imagem de Mário Soares é a de um estadista de primeira, mundialmente reconhecido, o resto é conversa.
PensaCM

Sem comentários:

Enviar um comentário