Translate

quinta-feira, 28 de setembro de 2017

PORTUGAL O POBRE DESCOBRIDOR

Os portugueses descobriram caminhos por mar para todo o mundo nos séculos XV e XVI, fomos pioneiros em desbravar mares oceanos.
Trouxemos riquezas imensas e com isso fizemos alguns monumentos e vestimos muito bem na época, comiamos cozinhados excelentes com as especiarias que tanto dinheiro nos deu a ganhar, cobri-mo-nos de fios, anéis de ouro e diamantes vindos de Angola e do Brasil, tivemos grande influência no Papa e na Europa mas agora passados 500 anos somos os que temos menor ordenado mínimo, temos dificuldades em ter sucesso na vida e temos um baixo nível de vida comparado com os nossos vizinhos C€'s.
Sobrou-nos o fado com a sua saudade associada, a boa cozinha herdada do tempo das especiarias, a religiosidade do tempo da procissão de Dom Manuel ao Vaticano e o futebol absorvido da aliança com os ingleses.
Quem somos agora?
Somos os imigrantes jovens com potencial a ganhar dinheiro em países estrangeiros, os velhos que mantêm a ocupação das terras do interior, os futebolistas e treinadores de topo mundial, os investigadores que descobrem ciência de ponta e os imigrantes que nos vão ocupando e mudando os hábitos ao longo dos anos.
Em suma: continuamos espalhados pelo mundo e facilmente entramos em desacordo, somos os ciganos da Europa.




- Isso é bom ou mau?







PensaCM

Sem comentários:

Enviar um comentário