Os navios maiores são invariavelmente feitos de aço pintado que acaba corroído em pouco tempo, sendo necessário manutenção para que aquela ferrugem que vai alastrando por todo o navio seja removida e se repare a chapa de modo a ficar com aquele aspeto de pintado de novo.
Mas qual a causa da oxidação ser tão rápida em navios ?
A água salgada do mar e a atmosfera húmida e também rica em sais marítimos.
Então porque não se fazem navios noutros materiais mais resistentes ao salgadiço marítimo?
É difícil arranjar materiais alternativos ao aço tratado por pintura que seja resistente ao salgadiço marítimo pois o mar é uma forma eficaz de degradar quase todos os materiais existentes na Terra, os plásticos e as fibras também acabam a ganhar porosidade marítima que acaba a por em causa a flutuabilidade das embarcações feitas nesses materiais e não são suficientemente resistentes para manter estruturas longas.
Se os vários materiais de construção de navios se degradam com o contacto marítimo, então usa-se o aço que acaba a sair mais barato, é mais facilmente reparável e a ferrugem é uma forma mais biodegradável comparada com os plásticos e as fibras.
Será que num futuro próximo conseguiremos resolver esta situação de uma forma biodegradável nas construções metálicas?
Os aços também têm carbono fóssil na sua composição!
PensaCM
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