Translate

quinta-feira, 30 de junho de 2022

CARBONO PROCESSADO E NÃO PROCESSADO



O processamento industrial está cada vez mais a ser considerado uma coisa má, mas se for um processamento natural já não se fala nisso.
Atualmente somos aconselhados a não comer produtos processados pela indústria porque são geralmente precursores de cancro ou outras doenças ditas civilizacionais.
Praticamente todos os alimentos são compostos de carbono que são processados naturalmente pelo organismo dos seres vivos em que uma fração é absorvida como nutriente, outra fação é expelida na forma sólida, fezes, e uma outra fração é expelida na forma gasosa chamando-se arroto.
Os combustíveis fósseis são processamentos industriais de compostos de carbono que já foram processados por seres vivos e que atualmente são retirados das profundezas da terra na forma líquida e gasosa e das camadas mais superficiais na forma de carvão.
O diamante é uma forma de carbono duríssmo "processado naturalmente" pelo arrefecimento saído das profundezas quentes dos vulcões e tem um valor inflacionado se for transparente e sem impurezas de modo a poder ser usado como adorno caríssimo. O diamante quando tem imperfeições torna-se muito mais barato e passa a ser usado em atividades artesanais e industriais para desbastar e polir, processamento humano/industrial".
A grafite é uma outra forma de carbono que foi "processado pela natureza" em condições mais suaves que o diamante, por isso tem uma estrutura macia e propriedades condutoras de eletricidade que o diamante não tem. A grafite é processada industrialmente para fazer minas de lápis e entra em equipamentos eletrónicos.
O grafeno é uma camada de grafite com um átomo de espessura e é produzido pelo processamento humano, tendo propriedades espetaculares desde alta resistência a condução elétrica, mas como é ainda muito caro, ainda é utilizado em pequenas quantidades, somente na investigação, espera-se que se consiga industrializar a sua produção com custos acessíveis.
Como acabamos de ver, a nossa vida está preenchida de compostos de carbono processados pela natureza e pelo homem, deste modo livrar-nos da queima dos combustíveis fósseis acaba com uma boa fatia das emissões, gasosas aquecedoras, de carbono para a atmosfera, ficam ainda as emissões gasosas das queimas e queimadas de lenha, dos incêndios, das explosões, das libertações aprisionadas na água e no gelo de gases com carbono.

PensaCM

Sem comentários:

Enviar um comentário