Translate

domingo, 19 de junho de 2022

HIDROGÉNIO OU ELÉTRICO MAIS EFICIENTE



 O motor elétrico é mais eficiente do que o de células a combustível de hidrogénio, mas esta vantagem existe do ponto de vista da engenharia e dos balanços térmicos.

Ainda hoje falei com um cidadão condutor que afirmava nunca ir ter um acarro elétrico só para não estar um tempão à espera de carregar comparado com o abastecimento de combustível líquido ou gasoso.

Para simplificar podemos chamar combustíveis de massa aos combustíveis sólidos, líquidos e gasosos que incluem não só os fósseis mas também os não fósseis, em contraste com os carregamentos simplesmente energéticos que só carregam eletrões ou no futuro provavelmente raios gama, os quais têm massas quase desprezíveis como os eletrões ou ausência de massa como os raios gama.

Com as tecnologias atuais os combustíveis de massa serão sempre muito mais rápidos de carregar do que os carregamentos energéticos, que atualmente são representados pelos eletrões das cargas elétricas.

Assim para o consumidor que prefere o mais prático o carregamento rápido da gasolina, gasóleo, GPL auto ou do hidrogénio é preferível, pois demora menos de 10 minutos, o que é muito útil numa longa viagem.

Além desta vantagem as autonomias dos combustíveis de massa são apreciavelmente maiores, perdendo-se menos tempo com carregamentos em viagens longas ou no dia a dia apressado.

Depois disso tudo, o consumo de um combustível de massa é algo que se calcula bem ao longo da vida de um veículo, mas a mudança das baterias ao fim de mais ou menos 150 000 Km percorridos é um sobressalto financeiro que compete com a desvantagem dos custos de manutenção de um carro a combustível de massa.

Ainda acrescenta o facto da energia gasta em veículos de alta velocidade, como aviões, foguetões, etc, não se conseguir sem combustíveis de massa agregado a um sistema de propulsão acção / reação, pois massa é energia altamente concentrada.

Acrescenta-se o facto de os atuais combustíveis de energia serem passíveis de ser produzidos de forma caseira com paineis elétricos ou simplesmente aproveitar a rede elétrica instalada em casa, mas para os combustíveis de massa já o looby da energia consegue controlar de forma centralizada e obter aqueles lucros de milhares de milhões que tanto apreciam.

Dado o exposto, eu acredito que o sistema mais favorável para o controlo central do looby da energia tem mais probabilidade de vingar na nossa sociedade, porque continuamos a ser dominados por uns quantos que puxam sempre para os seus interesses de looby.

PensaCM

Sem comentários:

Enviar um comentário