Translate

segunda-feira, 20 de junho de 2022

VIDA É MOVIMENTO

 


Os nossos corpos estão formatados para otimizar a energia que retêm, assim quando uma função não tem atividade os orgãos ou as massas osseo-musculares agregadas a essa função são descartadas pelo cérebro de forma que na prática degradam-se perdendo capacidades.

Todos nós sabemos isto: não corremos durante uns meses ou uns anos e quando retomamos a corrida já não temos resistência de jeito e até temos dores devido à respiração anaeróbica lática dos músculos.

Em miúdos eramos muito flexíveis e fazíamos espargatas, pontes e torções que agora não conseguimos, mas ficamos felizes ao referir que com a idade ficamos assim, mas não é verdade.

A realidade é que ao não ter a atividade física que tínhamos perdemos funcionalidades e capacidades, mas se a mantivermos e a sistematizármos conseguimos ser atletas recordistas até aos 30, 40 ou ás vezes 50 anos.

Mas para viciar o nosso corpinho com açucares, fumos e gorduras já temos disponibilidade e tempo, chegando aos 40/50 anos de idade com colesterois e diabetes ou pelo menos pré diabetes, porquê?

Porque os aditivos viciantes dão um lucro mais rápido e maior a quem fornece os nossos consumos alimentares, como ninguém nos ensina que somos altamente adaptados a consumir diversificadamente e que o nosso corpo usa os sentidos de forma parva quando a estimulação é sistematicamente incorreta, vamos atrás do que a massa ovelheira faz sem pensar, pois o pensamento passou a ser especializado, logo perigoso para nos guiar durante uma vida inteira.

PensaCM

Sem comentários:

Enviar um comentário