Translate

quinta-feira, 30 de junho de 2022

EMISSÕES E EMISSORES DE COMPOSTOS DE CARBONO

 


As emissões de compostos de carbono aquecedoras da atmosfera, derretedoras de gelos polares com subidas do nível do mar, de alteração de correntes oceânicas e respetivas alterações climáticas, têm como principal origem apontada pelos cientistas as emissões gasosas de compostos vários, sendo as emissões de gases com carbono a principal culpada.

Atualmente considera-se que as emissões da atividade humana são as culpadas das alterações aceleradas das características da bioesfera terrestre.

Quem são os emissores?

Todos nós!

Uns mais que outros, mas dentro dos que mais produzem em termos absolutos estão também os verdadeiros empenhados em baixar drasticamente as emissões, dentro dos que menos produzem emissões estão os que querem ganhar poder de compra com subsídios à pobreza.

De um modo geral os grupos humanos que mais produzem emissões são mais ricos, os grupos que menos produzem são mais pobres. Mas se virmos a coisa pelo potencial de emissões no futuro, os grupos de humanos que agora emitem menos têm um potencial de aumentarem enormemente as emissões, porque por cada atividade específica que fazem e que emite não têm geralmente grandes cuidados.

Em países mais conscientes a legislação sobre queimas, queimadas e assados ao ar livre é restrita e tem aderência da população em geral, já em países menos emissores isso não é levado em conta.

A explosão populacional em certos países sem qualquer controlo da qualidade de vida e consciência populacional leva a migrações em massa para países mais ricos, assim o adicional populacional dessas populações migrantes que passam a enriquecer relativamente ao que eram, tornam ainda mais emissoras as dita sociedades ricas, emissoras mas ditas mais conscientes.

Temos que o aumento das emissões está diretamente relacionado com o aumento da população e indiretamente com o aumento do nível de vida e com o aumento da consciência ambiental.

A consciência ambiental é não queimar substâncias aleatoriamente de forma a gerar fumos densos e adicionalmente com emissões de tóxicos, por exemplo: a queima de certos plásticos pode emitir cloro, fluor e muitas outras coisas que além de aumentar o efeito de estufa também vai intoxicar, ou contribuir para a diminuição da camada de ozono.

Quando se fuma está-se a emitir gases com efeito de estufa mas também uma panóplia de outros com efeito tóxico e pernicioso a vários níveis.

Qualquer tipo de construção de imóveis, dos veículos que usamos, de peças de roupa, gagets ou qualquer outro tipo de bugigangas têm emissões agregadas aquecedoras/tóxicas na sua manufatura.

Mais gente com ambição a viver no planeta é mais emissão. O que hoje é pobre e emite pouco, amanhã se for rico vai emitir brutalidades, por isso a conversa dos pobres e dos ricos terem emissões com culpa e sem culpa é treta.

PensaCM

Sem comentários:

Enviar um comentário