Translate

sexta-feira, 25 de novembro de 2022

O PASSADO É LÁ ATRÁS



 Há pessoas que não ligam aquilo que já passou, isso é bom para não se ficar a matutar no que já não interessa.

Só que devemos triar bem o que fica para trás para no futuro não virmos a ter problemas graves, por exemplo no jogo Portugal - Gana, o guarda redes português, mesmo na última jogada esqueceu-se que tinha um jogador adversário atrás dele, então atirou a bola para o chão e a partir daí o dito cujo correu para a bola e com ela na sua posse ia mesmo marcando golo.

Neste caso o sentido de oportunidade caiu do céu para aquele motivado futebolista, ele correu tudo o que podia para obter o golo e só não o marcou porque os outros jogadores portugueses conseguiram evitá-lo.

Fez lembrar o nosso Presidente que abordou a falta de direitos humanos no Katar mas esqueceu-se que no seu país ainda hoje foram presos 35 pessoas por tráfego humano que já tinha sido feito antes, coisa de que todos têm conhecimento: mão de obra barata que é importada do outro lado do mundo e que fica cá em condições não constitucionais como se fosse um fenómeno meramente de mercado de mão de obra em que se diz ninguém cá querer fazer aquele trabalho, mas não dizem que querem pagar mal por ele! Ora no Katar acontece precisamente a mesma coisa que cá.

PensaCM

segunda-feira, 21 de novembro de 2022

METAIS PRECIOSOS EM ÓRBITA

 


Entre a órbita de Marte e a de Júpiter existe uma cintura de asteroides que vale centenas de quintilhões de dólares. Só o asteroide protoplaneta Psyche 16 com mais de 200 Km de diâmetro é riquíssimo em ferro, níquel, platina e ouro e estima-se que tenha um valor de 10 quintilhões de dólares.

A maioria dos asteroides conhecidos são classificados em três categorias: os que contêm carbono (tipo C), os que têm silicatos (tipo S) e os que têm metais (tipo M).

Pesquisando podemos saber que "a missão Hayabusa fotografou e aterrou no Itokawa 25143 durante dois meses nos primeiros anos do século XXI" e tal como neste caso já se pousou e colheram amostras em mais asteroides.

Perante isto já se formaram empresas cujo âmbito é vir a minerar asteroides, a Planetary Resources Inc. formada em 2012 a partir da Arkyd Astronautics que se formou em 2010, é um exemplo, a Deep Space Industries criada posteriormente é outro.

A NASA está a programar para 2023 uma missão não tripulada ao famoso e riquíssimo asteroide Psyche 16 para confirmar e saber mais detalhes daquele corpo celeste.

Em termos ambientais e do ponto de vista da Terra, a emissão de CO2 por kg de metal precioso trazido do espaço é muitíssimo menor do que a emitida pela mineração na Terra, mas atualmente o custo de ir a um asteroide buscar metais preciosos ainda tem um custo elevado, além de que se enchermos o mercado rapidamente de um metal caro o seu preço irá cair pondo em causa a sustentabilidade financeira da própria mineração espacial.

De qualquer modo estamos cada vez mais perto da mineração de asteroides, o que poderá resolver a nossa questão ambiental e de recursos disponíveis em vários aspetos, assim as expetativas bolsistas deste tipo de empresas tem futuro.

PensaCM

sexta-feira, 18 de novembro de 2022

FELICIDADE HUMANA

 







Os estados de alma de felicidade são função das hormonas descarregadas no sangue e são consequência da gama possível que aquele corpo produz.

As pessoas têm o seu corpo calibrado para uma gama de felicidade que tem um pico alto e um pico baixo, definidos pela sua bioquímica, tendo um estado normal de felicidade em função da concentração habitual das hormonas culpadas: dopamina, serotonina, ocitocina.

Desta forma uma pessoa que tem tendência para a melancolia terá uma gama de produção destas hormonas que lhe provocam esse estado de alma e outra que costuma ser esfuziante terá uma gama de produção das ditas hormonas diferente.

Para várias pessoas perante um mesmo estímulo de pico a felicidade será maior para uns e menor para outros.

Por outro lado o nível de felicidade é sempre relativo à vivência do passado recente e independe de se ser rico, pobre, amputado ou ter outra situação pois o nosso sistema homeostático ajusta a nossa felicidade padrão ao enquadramento da nossa vida nos últimos tempos. Por exemplo, a felicidade de ganhar 20 milhões € poderá ser menor que um avanço notável na recuperação de uma lesão.

Baseado no livro Sapiens de Yuval Harari e outras pesquisas

PensaCM

segunda-feira, 14 de novembro de 2022

ECO OCUPAS DURANTE COP27

 




Vimos nos últimos dias uns jovens menores a fechar escolas secundárias em Lisboa, Portugal.

Esses jovens, menores, fecham portões de escolas secundárias com cadeados, dormem lá dentro, amarram-se uns aos outros e até se colam ao chão com supercolas.

Tudo isto para protestar contra a utilização de combustíveis fósseis em Portugal mas abordando-a de uma forma política, pois exigem mais igualdade salarial, de condições de vida, etc.

Toda esta história surge durante a COP27 da cimeira das Nações Unidas, no Egipto em Sharm el-Sheikh que se realiza entre 6 e 18 de novembro de 2022, logo deu mais nas vistas e a comunicação social apressou-se a dar-lhes tempo de antena, tendo nós visto aqueles seres menores com pircings e eventuais tatuagens a falar acerca dos seus objetivos de luta baseados naquilo que os adultos lhes disseram.

O diretor da escola secundária (Liceu) Camões ao dar uma entrevista entrelaçou-se numa conversa que não se percebeu o que queria dizer acerca dos seus alguns poucos alunos contestatários, mas pareceu que estaria de acordo com a contestação daquela forma, o que pareceu ter sido um suporte aquele tipo de contestação.

Os referidos adolescentes não se ficaram por ali e acocaram o Ministro da Economia António Costa Silva, ex CEO da Partex, só porque esteve ligado à indústria dos petróleos e estar a planear abastecimentos com combustíveis fósseis (gás natural) e não somente energias limpas.

Perante esta decisão adolescente os jornalistas não lhes perguntaram a opinião sobre a exploração do lítio e a instalação de painéis solares em Portugal: era interessante saber a opinião deles também nesse aspeto tão contestado pelos ecologistas sem soluções práticas.

Nota: os piercings geram uma inflamação constante na interface entre o material usado e a pele adjacente, as tatuagens consistem em encher os poros da pele com tinta que muitas vezes contem metais pesados, inutilizando a respiração cutânea onde é aplicada. Ambos são aplicações artificiais e agressoras ao corpo humano.

PensaCM

sábado, 12 de novembro de 2022

JS DO PCP PASSA PARA PR



 O Srº Jerónimo de Sousa, secretário geral do PCP, por questões pessoais sai da posição de secretário geral e passa-o ao Srº Paulo Raimundo (PR).

Paulo Raimundo é um político de carreira dentro do PCP, pertence aquela ideia generalizada quando se diz:

- Os políticos?... 

- Não se pode confiar neles, são todos iguais.

Mas o Paulo Raimundo, pelo que se lê na imprensa, foi carpinteiro, padeiro  e mais algumas coisas que duraram algum tempo quando era jovem, a sua principal função tem sido funcionário do partido e eleito várias vezes para o poder local.

PR é um funcionário que desde 2020 passa a ser membro da comissão política do comité central que acumula com o de secretariado do partido. Situação onde só se encontram cinco elementos do PCP, assim um deles sai de secretário geral e calhou ao PR assumir o lugar.

PR, 46 anos, é o dirigente mais novo do PCP desde Álvaro Cunhal, tem um olhar muito focado, uma calvice de inteligente e pretende-se que vá cativar principalmente na franja jovem da sociedade

Igualdade salarial e de género além da abolição de liderança forte e muito remunerada substituindo-a por lideranças mais descentralizadas nas organizações dos trabalhadores e do povo, serão os aspetos que a nova geração estima?

PensaCM