Translate

sábado, 17 de dezembro de 2022

CLIMA E NARRATIVA


 

Andámos o ano todo a queixar-nos do tempo seco sem chuva até que ela veio, agora já andamos fartos de dias seguidos de céu encoberto e chuva excessiva, mas se consultarmos as médias anuais de temperatura e de pluviosidade, estas não variam muito, logo se passa muito tempo em abstenção de chuva a seguir vem sempre excesso, se não aparece frio durante o tempo dele é porque o verão será mais frio, isto é garantido.

Quando ficamos sujeitos a excessos a comunicação social vai logo à procura de vítimas e obras não feitas que poderiam evitar as ditas vítimas, mas casas feitas em zonas baixas sem escoamento natural, na base de arribas ou encostas íngremes ou ainda junto a linhas de água, só podem esperar ter problemas quando chove em excesso.

Chover em excesso sempre aconteceu e vai acontecer cada vez mais, mas se verificarmos as habitações dos nossos antigos antepassados, estas nunca ficavam em locais destes porque é demasiado intuitivo que está errado, mas nas últimas décadas passámos a ser mais parvos e a apontar aos políticos as culpas da nossa estupidez.

A nossa estupidez quando não afeta os outros não tem grande problema mas quando os políticos vão a correr pagar com o dinheiro do Estado (nossos impostos) os efeitos da estupidez privada então estão a roubar-nos a todos para dar a alguns irresponsáveis.

Então quem são os coitadinhos privados que eventualmente poderão ser subsidiados pelos impostos de todos nós: os estabelecimentos comerciais que muitas vezes faturam bem mas não têm seguro contra catástrofes naturais, as famílias que teimam em viver junto a linhas de água que até habitualmente costumam transbordar, moradores de caves em zonas de fácil alagamento e estas situações repetem-se e repetem-se. Depois de décadas a ver isto acaba-se a não ter compaixão perante estes comportamentos repetidamente parvos, óbvios e consumidores dos nossos recursos.

Temos também as obras públicas que são vocacionadas para estes problemas como os túneis, passagens de nível abaixo do solo circundante, pontes com pilares mal fundados e por aí fora.

Outra variável importante é a manutenção dos sistemas de escoamento das águas que devem permanecer limpos para não criarem barreiras, pois não é só fazer obra, a sua manutenção é fundamental.

Mas o que vemos são licenciamentos e ajudas irracionais e até ilegais e uma falta de manutenção de quem gosta só de apresentar obra.

PensaCM


Sem comentários:

Enviar um comentário