Translate

domingo, 4 de dezembro de 2022

LOOBYCRACIAS



Portugal atualmente governa por loobysmo ou seja por grupos de pressão, não existe uma política de interesses definida que seja favorável à maioria ou ao chamado interesse nacional.
A eleição por maioria absoluta só serve para legitimar esta forma de fazer política.
Quem se organiza pressionando com manifestações ou outras formas de pressão política ou laboral é que ganha, vejam-se os médicos nos últimos tempos, saeem do Sistema Nacional de Saúde para ir para o privado ganhar mais, deixando os noticiários a desenrolar os tempos de espera nas urgências, as falhas de especialidades e até o seu fecho em vários casos, já teem um Ministro médico e que anunciou aumentos significativos.
O varredor de lixo ou o trabalhador das águas ninguém fala neles, teem dificuldade em ser notícia contínua, logo não levam nada, se quiserem migrar para outro país para ganhar mais, não são profissões com falta de mão de obra.
Os USA são os Himalaias da governação por looby, é lá onde o interesse dos mais poderosos é transformado em democracia governativa.
No caso da Rússia o ocidente acusa-a de oligarquismo, que na realidade é um loobysmo não ocidental: não há diferença na prática.
A C€ que socialmente está mais avançada que as outras formas de governação, afinal não passa de um esquema burocrático de loobysmo.
As chamadas democracias loobystas ocidentais e orientais acabam a ser oligarquias apoiadas por uma extensa faixa da comunicação social.
Devíamos deixar de chamar democracias a estas formas governativas e passar a chamar os bois pelos nomes: loobycracias ou oligarquias.

PensaCM

Sem comentários:

Enviar um comentário