Translate

domingo, 6 de agosto de 2023

AMEAÇADORES SOBRE O PASSADO

 


O passado foi lá atrás e é importante para não repetir as mesmas asneiras mas serve só como informação, não posso viver agarrado ao passado pois isso não me dá futuro algum.

Tudo o que fiz no passado e agora é reprovável terá de ser removido da minha vida com um acto de contrição perante todos?

Não!

A História terá sempre várias versões conforme o que a conta, será que teremos mesmo de dar uma preferência aos judeus sefarditas para se tornarem portugueses com muita facilidade, só porque há quinhentos anos foram expulsos?

Alguém debateu o porquê de terem sido expulsos naquela época? Ninguém.

Mas os islâmicos também foram expulsos de Portugal na mesma altura, será que devemos deixar entrar todos os islâmicos que quiserem no nosso país?

Esta última questão é mais importante, pois Portugal foi conquistado aos islâmicos por nós portugueses cristãos e algumas vezes com a ajuda de ordens militares cristãs , mais não eram só cristãos mas sim especificamente católicos.

Será que teremos todos de ir embora do nosso país, pedir desculpa aos islâmicos e ainda pagar-lhes indemnizações?

Eles já fizeram isso para com os cristãos que estavam na Península Ibérica quando a conquistaram?

Não.

Temos de tirar estátuas porque ofendem algumas pessoas?

Então é necessário tirar todas as estátuas porque há sempre alguém que fica ofendido com a promoção daquela pessoa representada na estátua, seja ela qual for.

Eu gosto de ir a um país e ver estátuas dos grandes homens e mulheres que aquele país teve, pois isso significa que aquele povo tem uma unidade, uma história, teve gente com mérito. Por exemplo Napoleão destruiu a Europa toda, principalmente Portugal e as suas terras além mar da altura, mas isso agora não interessa, o homem foi uma grande figura histórica ponto.

O Amilcar Cabral é um herói para guineenses e cabo verdianos e está correto para eles e pronto, embora esteja na origem da morte de muitos portugueses, mas isso não interessa na abordagem histórica dequeles países. É assim que se faz história.

Quem não respeita a forma histórica dos outros não merece respeito.

PensaCM

Sem comentários:

Enviar um comentário