Translate

domingo, 18 de dezembro de 2011

CESÁRIA ÉVORA

Cesário Verde foi um português que morreu muito novo, tendo sido conhecido como um poeta muito bom do princípio do século XX.
Cesária Évora foi uma Cabo Verdiana que chegou a viver em Portugal e onde ganhou alguma fama, no entanto foi na França onde parece ter conseguido maiores meios financeiros, à pala da dar música aquele povo, tantas vezes inocente.
A nossa querida Cesária, depois da fama francesa, fartou-se de dizer em entrevistas que Portugal nunca fez nada por ela, nunca a lançou na fama que procurava, que somos uns malandros que não conseguimos reconhecer o seu valor e por aí fora.
Nunca se ouviu a nossa querida Cesária Évora a acusar o seu país de não lhe ter dado o valor e a fama que ela sempre perseguiu.
Há milhares de artistas portugueses que também perseguem a fama e o dinheiro que isso dá, no entanto acabam a vida cheios dessa esperança sem nunca a conseguir, porque será que a Cesária com o seu estilo cultural próprio se sentiu tão melindrada? Nunca percebi estas exigências sobre Portugal da parte de um cidadão imigrante, mas ainda bem que a sua lusofonia vingou em popularidade.
Há quem diga que com a morte da Cesária Évora, os produtores de whisky vão levar um rombo nos lucros, más línguas!
PensaCM

Sem comentários:

Enviar um comentário