Translate

domingo, 25 de dezembro de 2011

A ORIGEM DO ZIGOTO



O óvulo é muito grande relativamente a um espermatozóide e além disso vem preparado para a viagem da sua vida, aconteça o que acontecer, para isso trás reservas alimentares para não passar fome nem alguém que eventualmente se junte a ele.
Esta célula diferente da maioria das outra: é uma autêntica força especial para conquistar o universo que a rodeia, pois só tem metade do ADN e tem capacidade de criar um organismo inteiro idêntico ao da sua origem.
Ao contrário do que o senso comum poderá pensar o óvulo não está ali à espera de um príncipe espermatozóide que o venha penetrar porque é mais forte do que os outros, nada disso: os espermatozóides não são todos iguais, já descobriram a especialização das suas funções, muitos milhares de anos antes do trabalho em série criado pelo Henry Ford.
Há espermatozóides facilitadores que lubrificam o caminho dos que são realmente candidatos a fecundadores, outros têm ainda funcionam como protectores etc.
A realidade é que quando os verdadeiros candidatos a fecundadores chegam ao óvulo, não é o mais forte ou rápido que entra na parede celular, mas sim aquele que o óvulo selecciona, deixando-o penetrar no seu seio.
CONCLUSÃO
Tal como as mulheres escolhem os homens sabe-se lá pelo quê, também os seus óvulos escolhem o espermatozóide fecundador pela mesma perspectiva: não tem que ser o mais grosso ou o mais comprido.
PensaCM

Sem comentários:

Enviar um comentário