Translate

terça-feira, 10 de abril de 2012

BEBIDAS ALCÓLICAS MAIORES DE 18

Pensa-se que a primeira bebida alcoólica terá sido tecnologicamente dominada pelo homem em 6000 ac.
Depois foi-se dominando o fabrico de vários tipos de bebidas que davam pedrada na cabeça, ou seja, alteravam o estado de consciência: este efeito chegou mesmo a ser aproveitado para captar fieis em certas religiões, uma das quais é o Cristianismo.
O vinho mantinha os escravos, os servos da gleba, os trabalhadores e os ricos senhores com mais ânimo para esquecerem as asneiras que faziam e as de que eram alvos, ou seja: era bom para engolir e para fazer engolir sapos.
Nos tempos dos nossos avós, já havia justificação para ser beber desde menino, eram as sopas de cavalo cansado: mistura de vinho tinto e pão que dava uma sonolência às crianças suficiente para permitir as mães fazerem o seu trabalho, sem estarem a aturar o choro do puto.
Em Portugal, uns anos depois de outros países europeus, o nível de vida dos pais criou um fluxo monetário constante de dinheiro, directamente para o bolso dos filhos, acompanhado de um cansaço educacional, deixando o jovem adolescente a partir dos 13 / 14 anos à mercê da cópia comportamental dos amigos, criando assim um aumento do negócio dos "shots" bebidos e bares sustentáveis nas noites de fim de semana, embora há muito que seja proibido vender bebidas alcoólicas aos meninos com menos de 16 anos, agora passou para os 18 anos.
O álcool que se encontra acima dos 35% do volume de um "shot", não é degradado pelo fígado com menos de 16 anos, demorando assim bastante tempo a passar a bebedeira dos "meninos cópia dos outros"
Mas na nossa sociedade temos dois problemas: os valores económicos dominam e o aumento do nível de vida projecta-se proporcionalmente no aumento do tempo em que se vive com alteração de consciência.
A polícia e as forças fiscalizadoras, em vez de criarem receitas a apanhar imberbes de 13, 14 e 15 anos a embebedarem-se nos bares, fica nas estradas a apanhar alguns dos carros que possam ser suspeitos de transportar condutores bêbados: que são cidadãos com mais de 18 anos, tendo estes idade para beber à vontade.
CONCLUSÃO
Faltam estudos que liguem os problemas de fígado a partir dos 40, à disfunção eréctil e o facto de se beber regularmente desde adolescente ou criança.
Algo bom na nova lei que saiu, é o facto de restringir as lojas que podem vender bebidas etilizadas, à semelhança dos países europeus mais avançados.
PensaCM

Sem comentários:

Enviar um comentário