Translate

quarta-feira, 11 de abril de 2012

TABACO INFANTILIZADO

Os infantis são as pequenas e tenrrinhas criaturas com o seu sistema corporal e a sua cabecinha em formação, são as chamadas crias das várias mães das espécies existentes: o leãozinho, o macaquinho, o pintainho, a vaquinha, a criancinha.
No caso das nossas humanas senhoras, andam nove meses com a barriga a proteger e a alimentar o seu bebé, a terem cuidado com o seu crescimento, para que cresça e se torne um adulto com sucesso e saudável a maior parte da vida, de preferência que morra são para não sofrer. É assim que as nossas mães nos tratam de uma forma geral, e geral significa que nem todas o fazem.
Depois vemos aqueles pais e mães, mais pais que mães, a fumar no mesmo compartimento onde o seu filhote de ano e meio brinca inocentemente, respirando o ar que os pais lhe permitem. Em paralelo com essa atitude muitas vezes esses pais até são preocupadíssimos com a alimentação que dão ao seu bebé, esquecendo-se que o seu bebé respira 28000 vezes por dia e só come 5 ou 6 vezes.
Pois é: a respiração deste ponto de vista é cerca de 5000 vezes mais importante que a alimentação que passa pelo tubo digestivo.
Se considerarmos que um adulto sobrevive 30 dias sem comer, desde que beba água, e sem respirar só aguenta 5 minutos até morrer, então a respiração torna-se 15720 vezes mais importante que a alimentação processada pelo tubo digestivo.
Na realidade, a respiração alimenta continuamente as nossas células de energia e de volta retira o lixo gasoso, podendo-se considerar que o circuito de permuta gasosa com o exterior se faz pelo sistema , sendo o sistema de permuta líquida e sólida o sistema digestivo, assim o nosso organismo é mais eficiente no seu funcionamento.
O governo Finlandês conseguiu já discernir um pouco desta lógica, proibindo fumar dentro dos carros que transportam crianças, os Grão Bretões também já pensam nisso e os Portugueses estão também a pensar nesse mesmo assunto: isso sim é uma atitude governamental de se lhe tirar o chapéu.
CONCLUSÃO
A respiração é 5000 a 15720 vezes mais importante que a alimentação de mesa: uma das formas mais notórias de desrespeitar a vida humana é poluir-lhe a respiração, principalmente em recintos fechadíssimos, como por exemplo dentro de um carro, ou à mesa: neste último caso, a respiração e o alimento que se engole são contaminadao com o fumo dos fumadores presentes.
PensaCM

Sem comentários:

Enviar um comentário