Translate

segunda-feira, 6 de maio de 2013

FREUD E GWYNETH PALTROW

A linda Gwyneth Paltrow disse que o sexo oral é a melhor forma de resolver os problemas conjugais!
Este conselho foi dado a uma amiga, mas não é a primeira atriz que o diz!
Realmente, a oralidade entre o casal quando desce de nível é melhor ficar por aí, pelo menos corta outros abusos orais que ainda poderão advir.
Por outro lado, hoje faz anos que nasceu o grande médico impulsionador da libido nas massas, Sigmund, mais conhecido por Freud: nasceu em Freiberg, no Império  Austríaco mas atual República Checa, a 6 de maio de 1856.
Este médico que enveredou pelo tratamento da psique humana, desenvolveu um método de cura de doenças do foro mental mas não físico, nomeadamente a histeria, em que através de um diálogo prolongado ao longo de muitas consultas conseguia a cura dos pacientes. Na altura eram mais as pacientes com cultura Judaica que enfermavam dessa patologia e daí ter surgido a famosa frase:
- O sentimento de culpa Judaico Cristão.
Este famoso médico concebeu dois conceitos inovadores: os três níveis da consciência e a libido como forma central do nosso mundo psíquico.
 Assim a consciência passou a ser vista como o consciente acessível , o subconsciente como o mundo mental com algum acesso embora difícil e o inconsciente que não teria praticamente acesso. Desta perspetiva para  aceder ao inconsciente seria necessário passar primeiro para o sub consciente e só depois para o consciente.
A libido não é só a ideia da sexualidade, mas tem um grande peso dessa componente: dessa forma, Freud concluiu que a repressão Judaico Cristã dos impulsos sexuais desde tenra idade, potenciaria frustrações que se tornariam muitas vezes complexos, sendo estes um dos grandes objetos de cura  pelo método psicanalítico.
A psicanálise foi o método que Freud criou para a aplicação das suas teorias na cura dos problemas psíquicos, estávamos no final do século XIX e como tal, quando publicou as suas teorias perdeu muitas amizades, tendo no entanto criado novas mais tarde e com projeção internacional.
Um dos primeiros trabalhos de Freud, consistiu em dissecar os órgãos sexuais de enguias machos, estudo esse que foi inconclusivo, mas que alguns apontaram como fonte de inspiração para a sua teoria da libido.
Freud também fez estudos sobre a droga, maravilhosa na época, chamada cocaína, que receitou como analgésico local, antidepressivo e bom estimulante cerebral, mas viu vários amigos e colegas seus ficarem tristemente dependentes do seu consumo, tendo um deles morrido de overdose, o que lhe refreou o entusiasmo sobre esta droga maravilha, no entanto ele próprio foi consumidor tal como agora existem adeptos de tomar vitaminas e outros estimulantes para o cérebro.
Na realidade a onda da maldita cocaína dos anos 20 pode ter sido fortemente influenciada pelos seus conselhos, assim como a libertação sexual nos anos 60’s no mundo ocidental Judaico Cristão.
CONCLUSÃO
Não reprimir a libido poderá passar por fazer sexo e pouca discussão: deixando a oralidade para o mesmo.
PensaCM

Sem comentários:

Enviar um comentário