Translate

segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

FOGO EM IGREJA ÀS 5h


" A igreja paroquial de Lavradas, no concelho de Ponte da Barca, ficou esta segunda-feira de madrugada totalmente destruída na sequência de um incêndio, que se já encontra em fase de rescaldo, de acordo com o Comando de Distrital de Operações de Socorro (CDOS)"
As notícias deram duas referências para o início do fogo: 4h da manhã e depois falaram em 5h da manhã.
Esta situação aconteceu no frio norte de Portugal no final do Outono e começou durante a noite, o que poderia ter despoletado este incêndio não é referido, será que vão acusar a protecção civil ou a falta de meios de extinção de incêndios que existem?
Talvez se virem para a falta de policiamento junto às Igrejas nas horas mortas.
Ontem no Paquistão ouve um atentado contra os crentes cristãos enquanto celebravam o seu culto, mas isso passou-se no outro lado do mundo onde os cristãos são uma minoria a abater pelos radicais islâmicos, então e aqui o que foi?
As Igreja católicas em Portugal são de alvenaria e o chão em pedra ou no máximo em mosaico, no interior costumam ter bancos em madeira densa, difícil de atear fogo, nas Igrejas centenárias que é o caso, o altar assim como o tecto também são em madeira pintada que pode ter talha dourada.
As velas que estão a queimar dentro de uma Igreja geralmente são apagadas no final do dia ou no máximo estão rodeadas de pedra, não tendo hipótese de pegar fogo a mais nada, além de que dentro de uma Igreja fechada não há correntes de ar para ajudar a propagação aérea de eventuais pequenos incêndios.
Dado o sistema descrito é difícil imaginar como é que uma Igreja portuguesa começa a arder durante uma noite fria no final do Outono e o que não ardeu foi a sacristia, local normalmente construído em
madeira, também é estranho como é dada uma notícia destas sem referir nada acerca da origem do incêndio.
PensaCM

Sem comentários:

Enviar um comentário