Translate

sexta-feira, 30 de junho de 2023

INFLAÇÃO CAI EM PORTUGAL PARA 3.4 %

 



A inflação em Portugal já vai em 3.4 % havendo locais de venda onde os preços até caíram em quase todos os produtos.

Uma inflação em queda significa que os preços continuam a subir mas mais devagar e não que estão a descer, só quando se entra na deflação é que temos uma realidade em que os preços baixam.

A deflação é o diabo para os economistas, que querem sempre a valorização contínua dos bens existentes e fabricados.

A inflação tem sido boa para baixar a percentagem de dívida pública, dando a ideia de que será mais fácil o seu pagamento e consequentemente baixar as taxas de juro a pagar ao mercado, aliviando esse parágrafo no Orçamento de Estado.

Em Portugal os bancos enquanto se sujeitavam a uma subida do custo do dinheiro, aumentavam também o seu custo de empréstimo ao consumidor mas não subiram os juros pagos aos depósitos, o que levou a um aumento de lucros apreciável e muito superior aos outros países europeus.

Neste aspeto o BE tem razão em chamar a atenção, onde a desgraça de muitos portugueses é o lucro dos manipuladores legais do dinheiro.

Entretanto os empresários afirmam que a inflação é que levou à subida dos lucros e se os trabalhadores quiserem repôr o poder de compra, levará a subir os preços para compensar e ganhar também mais, o que levará à alimentação do aumento da própria inflação.

É a tal questão de quem tem a faca e o queijo na mão.

PensaCM

quinta-feira, 29 de junho de 2023

CANOAS E CAIAQUES

 


Em 1994 tive uma lesão que me encolheu os trícipes do braço direito, então optei por comprar um caiaque de ondas que também permitia surfar ondas sentado em fibra de vidro e remando. A recuperação foi rápida, embora não me tivesse tornado pró na coisa.

Este caiaque de ondas era de uma marca portuguesa chamada Nelo que era mediana para o que havia na época.

Naqueles tempos Portugal não tinha medalhas nos campeonatos europeus e muito menos nos mundiais.

Passadas umas décadas Portugal consegue ganhar medalhas não só de bronze mas também de prata e cada vez mais de ouro nos vários desportos olímpicos e não olímpicos, até na canoagem onde somos medalhas de ouro e prata em diferentes escalões.

Neste tempos onde Portugal dá cartas no desporto, a tal marca Nelo, tornou-se simplesmente a melhor marca do mundo para estas modalidades aquáticas ligadas à canoagem.

Portugal é como um artista: quando quer consegue ser o melhor, o problema é quando quer.


PensaCM

EXTREMO ORIENTE REFINADOR

 


A zona do mundo com mais população é o sul e o oriente asiático, mas onde a disciplina do cidadão impera mais é naquelas ilhas onde o Pacífico começa.

As cidades têm uma geometria muito fácil de perceber e os campos são muito estéticos.

As atividades físicas que vieram do sul da Ásia, Índia, foram filtradas pela China antes de chegarem ao Japão, chegados a este país o filtro do budismo e mais tarde do budismo zen fez das artes bélicas nomeadamente defensivas aquilo que são: artes.

Tal como na Europa as guerras intestinas acabaram por se consolidar num só país que a maioria esmagadora aceitou como mais seguro e lógico do ponto de vista cultural.

O Japão em termos de emprego chega a inventar para as pessoas menos abastadas poderem ganhar um complemento que lhe melhore a vida, embora a robotização vá suprindo cada vez mais as necessidades fabris deste país que se nega a aculturar com enchentes de imigração que só degradariam os seus costumes. Faço-lhes uma vénia por essa atitude respeitosa para com a sua história.

Este país com uma matriz bem definida, no entanto, está a perder alguns dos seus cidadãos para um mundo irreal ligado a ícones não humanos e que tem sido responsável pelo decaimento da natalidade e da formação de famílias funcionais.

De qualquer modo este país pacifista do sol nascente está a renascer o seu poder bélico por força das ameaças constantes a que tem sido sujeito pela Coreia do Norte e da China e embora não se fale dele como no passado, ainda é a terceira economia do mundo, onde tudo é caríssimo pois o per capita também é elevado e muito acima dos seus ameaçadores chineses e norte coreanos.

O Japão de ameaçador passou a pacifista e só será novamente guerreador se a isso for obrigado.

Este é o país onde as novidades vindas do ocidente e melhoradas pelo vizinhos orientais param e são refinadas ao extremo.

PensaCM

JAPÃO PACIFICANTIDA

 

A Atlântida é um mito do sul da Europa que terá começado com Platão.

A Atlântida foi considerada uma sociedade avançada e quase perfeita estando ligada ao oceano Atlântico, daí o seu nome, embora nem todos achem que ficasse no Atlântico, mas mito é mito.

O Japão atual poderá um dia ser considerado um mito e chamarem-lhe Pacificantida onde será descrita uma sociedade quase perfeita ligada ao Oceano Pacífico, onde a felicidade seria universal. Claro que mito é mito.

O Japão é constituído por indivíduos e grupos que levam a sério o melhoramento contínuo e a disciplina social e de um modo geral cumpre-se.

Já não crescem economicamente como cresciam mas isso é explicado pela armadilha da renda média elevada, onde a China também acabou por chegar.

O Japão é uma tira de ilhas à frente da China, das Coreias e da Rússia que parece dizer-lhes:

- Aguentem aí que o Pacífico é meu.

 E já foi.

 Podemos dizer que o que é japonês é melhor.


PensaCM

quarta-feira, 28 de junho de 2023

ÍNDIA NOS USA

 


A Índia na pessoa do Primeiro Ministro foi recebido pelo Presidente dos USA com toda a pompa que conseguiram.

O país triangular e mais populoso do mundo tem ganho muito desconto no preço do crude comprado à grande Rússia: $50 / barril: é mau para os ocidentais mas é pouco mau, pois assim a Rússia ganha menos.

Os USA esforçam-se para puxar a Índia para si, nem que seja só um bocadinho: acordaram fabricação de chips, de algum material de guerra e formação de 60 000 engenheiros indianos.

O material de guerra indiano de origem russa está a diminuir e a subir o de origem americana.

O atrito indiano com a China deve manter-se e consolidar-se o apoio a Taiwan contra a absorção prevista pela tal China.

O racismo positivo relativamente aos indianos é serem considerados superiores em: engenharia, farmácia, informática entre outras matérias. Além de que não é comum ouvir os indianos ressaibados com o colonialismo europeu, mas sim interessados em evoluir tecnologicamente tentando melhorar a sua vida sendo também menos agressivos individualmente que outras raças e mais resilientes.

À falta de melhor viva a Índia.


PensaCM

VIGARIÇE E CRIME

 


A vigarice não tem Parlamento a votar maioritariamente leis para os vigaristas cumprirem.

A oportunidade de gerar dinheiro para o vigarista não é previamente debatida filosoficamente.

A comunidade de vigaristas não tem compaixão por ninguém nem andam cá para ajudar os outros, só os mantem reféns.

Os vigaristas não têm instituições de solidariedade para quem precisa.

O vigarista só cria parcerias quando a oportunidade de ganhar muito mais é óbvia.

As organizações criminosas usam as organizações humanitárias como forma de ganhar milhões.

O criminoso se souber que incendiar a sua casa vai ganhar uma casa nova gratuitamente, vai fazê-lo sem pensar duas vezes.

O criminoso usa o estrangeiro pobre e lírico para o explorar e sugar-lhe o que ainda não ganhou.

O criminoso além de não ter intenções de cumprir a lei leva os que caem na sua armadilha a não cumpri-la também.

A lavagem de dinheiro mina e destrói uma sociedade inteira, arrastando-a ainda na corrupção fétida e levando-a à pobreza.

A organização criminosa cria estruturas que a sociedade por pena as vai mantendo, subsidiando o próprio crime.

PensaCM

segunda-feira, 26 de junho de 2023

INFLAÇÃO NÃO SOLIDÁRIA

 


As taxas de juro vão continuar a subir embora menos mas Portugal tem vindo a baixar a inflação, só que não chega.

A subida de taxas de juro do BC€ não funciona em função de Portugal mas em função da C€ e nesta há países onde a inflação continua alta, assim temos de levar com a performance de todos.

Muitos deles também já levaram com as tretas da nossa economia, agora é a nossa vez de apoiá-los.

O pessoal anda por aí a queixar-se mas os restaurantes continuam cheio de portugueses, as agências de viagens continuam a faturar bem as viagens dos portugueses e as bombas de gasolina continuam a encher os bolsos com os repetidos depósitos de combustível dos carros a encher-se.

Esta malta que continua a gastar está a dar o sinal de que tudo está bem na economia nacional: será que as famílias que continuam a gastar à grande não têm nada a haver com as que se queixam?

Parece que há ali pessoas que gastam irresponsavelmente por um lado e que se queixam de não ter para o básico por outro.

A venda de tabaco, bebidas alcoólicas e droga diminuíram? Parece que não, até pelo contrario, subiram esses consumos típicos de burgueses degenerados, então onde está a crise?

Na mentalidade do português! 

É o avô e a avó que não têm dinheiro para que a sua vida seja digna mas continuam a dá-lo ao netinho que o vai gastar no shot, no concerto, no bar e nalguns casos na droga ilegal.

Os avozinhos e paizinhos preferem viver mal mas manter os filhos num consumo arrogante e dispensável e é essa gente que deixa o verdadeiro desgraçado numa desgraça ainda maior pois esse já não tinha o suficiente e agora está na desgraça acentuada morrendo muitas vezes prematuramente por falta de meios de sobrevivência.

Poi o BCE só governa as finanças médias dos países e não o problema deste ou daquele e este ou aquele neste caso só sobrevivem pela solidariedade dos outros que o rodeiam mas não o fazem, porque são verdadeiros viciados no capitalismo consumidor e selvagem das viagens desnecessárias e poluentes, dos consumos degenerativos e de outras arrogâncias desnecessárias que mantêm a economia em crescimento médio, lixando os tais desgraçados com a inflação.


PensaCM

domingo, 25 de junho de 2023

CAPITALISMO SURFUNTE



O capitalismo é a forma conhecida de gerir a sociedade mais rápida para evoluir economicamente e tecnologicamente, mas socialmente e sustentadamente já não é assim.

A questão que se continua a pôr é se a evolução tecnológica cada vez mais acelerada  tem interesse ou é até desaconselhada, pois se se continuar nesta aceleração corre o risco de se tornar parecida com um buraco negro que absorve tudo nas proximidades, tornando-se cada vez mais atrativa para tudo e para todos sem haver hipóteses de fugir à sua influência.

Na vizinhança de um buraco negro tudo o que está sobre a sua influência fica sujeito a uma singularidade de eventos em que os corpos são distendidos, porque ficam sujeitos a gravidades diferentes na parte mais próxima e na parte mais afastada, assim o capitalismo pode criar uma atração tão grande na mesma pessoa que esta pode ficar detentora de tecnologia de ponta e ser muito bem vista do ponto de vista da ostentação e no underground estar endividada até à medula, tendo um lapso de eventos naquele estatuto de apenas alguns meses, até ter de se desfazer daqueles objetos tecnológicos por falta de pagamento.

A evolução tenológica poderá ser tão grande que a avalanche ecológica devido ao esgotamento de recursos poderá ser destrutiva da própria sociedade a termo muito breve.

A manter-se assim o capitalismo poderá no limite explodir em fragmentos socio políticos antagónicos que gerarão uma busca inconsequente da sustentabilidade ecológica.

PensaCM

sábado, 24 de junho de 2023

DESCIDA À FOSSA DAS MARIANAS

 


Em 23 de janeiro de 1960 o chamado batiscafo Trieste atingiu o fundo oceânico mais fundo neste planeta, a fossa das Marianas, a quase 11 000 m.

Nesta profundidade a pressão da água sujeitou a 1100 bar de pressão por todo o lado aquele batiscafo, as janelas tinham o tamanho de uma moeda não tendo permitido na época tirar fotos.

Os dois ocupantes, o tenente americano Don Walsh e o cientista suiço Jacques Piccard tiveram de ficar confinados naquele espaço claustrofóbico durante 9 horas, das quais só 20 minutos é que permaneceram parados no fundo.

63 anos depois uma empresa gerida por arrogantes de segurança permitiu que a sua missão falhasse a uns meros 3800 m de profundidade onde a pressão não passa de 380 bar, quase 1/3 da das fossas marianas.

A empresa deve receber o dinheiro do seguro para compensar as famílias das vítimas e compensá-la pela perda e além disso encaixou $750 000 para continuar o seu desenvolvimento.

É a nova mentalidade capitalista: mais rápida e com menos paciência com pormenores.

PensaCM

sexta-feira, 23 de junho de 2023

SUMERSÍVEL DE ALTA PRESSÃO INSEGURO

 


Afinal o famoso submersível de alta profundidade tinha fraquezas básicas, pois a estrutura na realidade não aguentava as pressões daquela profundidade.

A implosão é uma explosão de fora para dentro ou seja a pressão exterior de um sistema é superior à do interior e quando a resistência das paredes do sistema deixam de aguentar: o sistema encolhe repentinamente podendo ou não fragmentar-se.

Segundo os especialistas, a implosão que gera fragmentação demora na ordem dos nano segundos, assim os cinco heróis que iam no submersível Titan nem se aperceberam do que aconteceu nem da sua morte.

Você já experimentou mergulhar em água só de calções a 10 m de profundidade?

Nem todos conseguem, só essa profundidade ja poderá afetar seriamente os tímpanos a quem não tiver prática ou resistência física suficiente.

Cada 10 m de profundidade no oceano cria uma pressão igual a 20 Km de atmosfera em cima de nós, agora imagine a pressão a 4000 m de profundidade!

Várias pessoas vieram à comunicação social falar nas falhas de controlo da resistência do Titan, na falha na manutenção, principalmente na falta de radiografar toda a estrutura à procura de fragilidades indetetaveis a olho nu, depois daquele veículo ter afundado muitas dezenas de vezes.

Este Titan era um dos únicos 10 veículos que conseguiam chegar pelo menos a 4000 m de profundidade, agora só existem 9 mas todos eles certificados segundo protocolos reconhecidos cientificamente ao contrário do Titan.

Os especialistas dizem que um equipamento destes pode não se certificar mas desde que não se usem pessoas lá dentro, pois desta forma está-se a por em causa desnecessariamente vidas humanas.

Pelo menos quatro dos viajantes eram importantes para a sociedade.

O povão critica sempre estas viagens feitas por milionários que pagam excessivamente para ter experiências únicas na sua época.

Daqui a 20 ou 30 anos é natural que estas viagens ao fundo do mar sejam vulgares e acessíveis à classe média e se considere este acidente uma necessidade na evolução desta tecnologia.


PensaCM

TECNOLOGIA DE CABEÇA NO AR OU MERGULHADA

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                        





                                                                                                                 

A humanidade atual conseguiu pôr o homem na lua a cerca de 40 diâmetros da Terra de distância, conseguiu por pessoas pelo menos um ano e meio em gravidade muito baixa com uma logística de apoio ao longo desse tempo todo, mas manda-se um submarino muito especial a 4 Km de profundidade (0.0003 diâmetros da Terra) e nem sequer conseguimos comunicar decentemente com eles nem encontrá-los, sabendo que estão naqueles pouco Km2 perto do navio mãe de onde saiu.

Então temos de assumir que a nossa espécie é tecnologicamente muito avançada no ar e no vazio mas não conseguimos penetrar praticamente nada no interior do nosso planeta, onde vivemos há dezenas de milhares de anos se não considerarmos as espécies que nos deram origem.

Este desfasamento tecnológico entre o domínio de meios com densidade baixa e meios com alta densidade, faz lembrar o treinador de bancada de cabeça no ar que se irrita com o treinador do clube dele e lhe chama irresponsável quando o clube não ganha, mostrando ser altamente entendido na gestão de jogos de futebol e depois tem um casamento de 25 anos com a mulher que tem um amante, o filho é viciado em coca e a filha universitária faz prostituição cara para andar bem vestida e ir aos sítios mais in's com os amigos.

PensaCM


quarta-feira, 21 de junho de 2023

SUBMERSÍVEL SEM AUTONOMIA MAS PERDIDO

 






O famoso submersível de altas profundidades afinal não estava certificado por um regulador, logo não tinha protocolos, mas  a utilização de capitais investidos na forma de turismo subaquático foi apressada.

A falta de protocolos significa entre outros assuntos que não tem uma escotilha de ligação para salvamento em profundidade, a comunicação com a superfície era feita só a cada 15 minutos e este veículo de profundidade tem paredes aquecidas para que os 4º C da água não se façam sentir.

Sabe-se onde estava o navio mãe e onde está o Titanic, o submersível não tem capacidade para navegar autonomamente por aí, mas já se fizeram buscas numa área de 29 000 Km2 o que não se percebe muito bem.

Do ponto de vista dos 5 ocupantes, estão a esgotar o oxigénio, a proteção térmica das paredes deve ter parado por falta de energia ficando à mercê de pouco mais do que os ditos 4ºC. Ainda não de falou dos alimentos, ainda não se falou do WC que não existe, assim pense-se na defecação, urina e gases que já saíram daqueles corpos ao longo dos dias, onde estará e qual será o cheiro.

Finalmente porque será que o contacto com o navio mãe parou?

Será que ficou preso nalguma estrutura do Titanic ou não chegou sequer lá?

Será que foram agarrados por uma lula gigante daquelas que têm olhos de dezenas de cm de diâmetro?

Será que o policarbonato da calota transparente da proa agarrado ao resto da estrutura por 18 parafusos está incolume? são cerca de 400 b de pressão.

Será que a espessura do titânio da carcaça tem a espessura suficiente?

Os submarinos de guerra sendo os mais avançados do mundo, não chegam aos 700 m de profundidade, logo não é relevante a sua utilização nas buscas, mas poderá ter sido um ataque cirúrgico, será que é possível.

São estas hipóteses de falhas que atualmente estão a ser postas em causa.


PensaCM

segunda-feira, 19 de junho de 2023

PRISÃO DA MAIORIA PELA COMUNICAÇÃO SOCIAL

 


O Primeiro Ministro (PM) de Portugal ia de avião Falcon e aproveitou para passar na Hungria para ver uma final de futebol onde o grande treinador José Mourinho iria estar.

Eventualmente o nosso PM iría dar força a um grande português que por sinal é muito mais conhecido que ele próprio.

Mas o que aconteceu foi a comunicação social (CS) ter conseguido imagens da sua ida ao futebol, ter ficado ao lado de Victor Orban, considerado não muito democrático pela C€.

O Sr. Orban fazia anos nesse dia, poderá ser necessário o seu apoio na C€ a A. Costa (PM) no futuro, o treinador Mourinho estava com a sua equipa a disputar a final de um campeonato a nível europeu e ainda é dito que o avião necessitava de manutenção, o que nos faz lembrar Mário Sá Carneiro e a sua morte de avião com falta de manutenção.

Os telejornais já não tinham a telenovela do inquérito à TAP então passaram a esmiuçar esta visita, levando o PM a emitir um comunicado justificativo, dizendo pelo meio que o Falcon usado necessitava de manutenção.

Mas a CS não larga, empolam o facto de ter ido ter com o Victor Orban, o não considerado democrático e relacionam o PS/Governo com o confronto diário com o Chega, adepto de políticas Orban's.

O Governo, que é de maioria não pode fazer nada, tudo é enrolado num novelo sem fim pela CS.

PensaCM

segunda-feira, 5 de junho de 2023

REI DO CONGO, ESCRAVATURA E ANGOLA

 


Se se for à Torre do Tombo ver documentos históricos da época, constatamos que o Rei do Congo, no século XVI, se tornou cristão voluntariamente, sem pressões e vendeu escravos aos portugueses.

Neste negócio dos escravos, a determinada altura, este Rei do Congo escreveu ao Rei Português, Dom João III, para que o mercado de escravos fosse menos ativo pois havia cidadãos congoleses que estavam a ficar tão ou mais ricos que ele o Rei e isso não podia acontecer para que ele, o soberano, não perdesse relevo na sociedade congolesa.

Os portugueses da altura passaram a negociar mais escravos com Angola, o que baixou significativamente o negócio de escravos com o Congo, donde o referido Rei pediu ao rei português para que estivesse à vontade para negociar escravos no Congo, só que o negócio devia passar sempre por ele, Rei do Congo.

Nessa altura os africanos escravizavam e negociavam escravos africanos, os asiáticos faziam o mesmo com asiáticos e por aí fora nesse mundo, as guerras podiam render bem em escravos a partir dos soldados capturados.

Pois é, mas isto sempre se soube no mundo académico de investigação científica.

PensaCM