Translate

sexta-feira, 30 de junho de 2023

INFLAÇÃO CAI EM PORTUGAL PARA 3.4 %

 



A inflação em Portugal já vai em 3.4 % havendo locais de venda onde os preços até caíram em quase todos os produtos.

Uma inflação em queda significa que os preços continuam a subir mas mais devagar e não que estão a descer, só quando se entra na deflação é que temos uma realidade em que os preços baixam.

A deflação é o diabo para os economistas, que querem sempre a valorização contínua dos bens existentes e fabricados.

A inflação tem sido boa para baixar a percentagem de dívida pública, dando a ideia de que será mais fácil o seu pagamento e consequentemente baixar as taxas de juro a pagar ao mercado, aliviando esse parágrafo no Orçamento de Estado.

Em Portugal os bancos enquanto se sujeitavam a uma subida do custo do dinheiro, aumentavam também o seu custo de empréstimo ao consumidor mas não subiram os juros pagos aos depósitos, o que levou a um aumento de lucros apreciável e muito superior aos outros países europeus.

Neste aspeto o BE tem razão em chamar a atenção, onde a desgraça de muitos portugueses é o lucro dos manipuladores legais do dinheiro.

Entretanto os empresários afirmam que a inflação é que levou à subida dos lucros e se os trabalhadores quiserem repôr o poder de compra, levará a subir os preços para compensar e ganhar também mais, o que levará à alimentação do aumento da própria inflação.

É a tal questão de quem tem a faca e o queijo na mão.

PensaCM

Sem comentários:

Enviar um comentário