Translate

domingo, 25 de junho de 2023

CAPITALISMO SURFUNTE



O capitalismo é a forma conhecida de gerir a sociedade mais rápida para evoluir economicamente e tecnologicamente, mas socialmente e sustentadamente já não é assim.

A questão que se continua a pôr é se a evolução tecnológica cada vez mais acelerada  tem interesse ou é até desaconselhada, pois se se continuar nesta aceleração corre o risco de se tornar parecida com um buraco negro que absorve tudo nas proximidades, tornando-se cada vez mais atrativa para tudo e para todos sem haver hipóteses de fugir à sua influência.

Na vizinhança de um buraco negro tudo o que está sobre a sua influência fica sujeito a uma singularidade de eventos em que os corpos são distendidos, porque ficam sujeitos a gravidades diferentes na parte mais próxima e na parte mais afastada, assim o capitalismo pode criar uma atração tão grande na mesma pessoa que esta pode ficar detentora de tecnologia de ponta e ser muito bem vista do ponto de vista da ostentação e no underground estar endividada até à medula, tendo um lapso de eventos naquele estatuto de apenas alguns meses, até ter de se desfazer daqueles objetos tecnológicos por falta de pagamento.

A evolução tenológica poderá ser tão grande que a avalanche ecológica devido ao esgotamento de recursos poderá ser destrutiva da própria sociedade a termo muito breve.

A manter-se assim o capitalismo poderá no limite explodir em fragmentos socio políticos antagónicos que gerarão uma busca inconsequente da sustentabilidade ecológica.

PensaCM

Sem comentários:

Enviar um comentário