Translate

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

NAVIOS QUE SE COÇAM NAS ROCHAS

Está na moda coçar grandes navios nas rochas junto a terra!
Na Nova Zelândia um comandante filipino pôs-se a navegar junto a terra, talvez para poupar quilómetros de viagem, significando isso poupar dinheiro e ficar com mais tempo de lazer: encalhou o seu navio, perdeu contentores e ao fim de uns dias o navio partiu-se.
Em Itália o comandante do paquete Costa Concordia, com milhares de pessoas, parece que quis fazer a vontade de uma delas, passando muito junto da ilha onde a pessoa nasceu, resultando num coçar do casco, de tal maneira violento que ficou um calhau de centenas de quilos agarrado à chapa.
No primeiro caso derramou combustível e contentores, no segundo feriu e matou várias pessoas.
O comandante italiano, ainda afirmou aos jornalistas que a carta marítima não referia aquele rochedo dentro de água que acabou com o seu navio e carreira. Foi um bom esforço, mas acabou preso e acusado de homicídio múltiplo, abandono de embarcação e de ter provocado danos materiais à sua empresa.
Pensa-se que o seguro desembolsará cerca de 1000 milhões de euros de indemnização, o que para uma Itália já a apertar o cinto, não dará jeito nenhum.
Depois de ver as imagens, verificamos que navegar àquelas distâncias da costa com navios daquela dimensão é uma ideia estranhíssima.
Para quem não tem a noção do que pretendo dizer, refiro que os navios maiores poderão necessitar de mais de 10 km desde que começam a fazer manobras de paragem até pararem efectivamente.
CONCLUSÃO
Há comandantes de navios de tal maneira solidários com a crise actual que naufragam voluntariamente
os seus navios para poderem reindivicar indemnizações de muitos milhões. Vá-se lá saber para quê?
PensaCM

Sem comentários:

Enviar um comentário