Translate

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

A FUGA DO CAPITAL

A fuga do dinheiro está a materializar-se rapidamente neste país, o grupo Jerónimo Martins que detém por exemplo o Pingo Doce, acabou de centrar na Holanda, a sede dos seus negócios no estrangeiro.
A Holanda também já foi ameaçada de aumento dos juros da sua dívida, no entanto ainda não tem nada a haver com o estado financeiro do PIG (Portugal, Irlanda e Grécia), além de que o país das terras roubadas ao mar, é muito mais apetitoso para as empresas, pois a sua faca tributária corta-lhes menos nos lucros.
Dezanove das vinte empresas que constituem o índice elitista da bolsa de Lisboa, PSI20, já têm sub empresas sediadas fora de Portugal, embora algumas empresas mãe até sejam estatais. 17 destas sub empresas sediadas ou resediadas fora do nosso rectângulo, fugiram para a Holanda, um país do tamanho do Alentejo e Algarve.
Agora percebo porque há políticos que têm andado a falar no risco de uma nova guerra na Europa, pois todos os 27 países se uniram e afinal uns sugam os outros à má fé ou então os outros deixam-se sugar estupidamente.
Há quem fale em boicotar as empresas ligadas a essa nova fuga de capitais que nem no 25 de Abril foi detectada a esta dimensão, mas na realidade quem vai fazer isso?
Os desempregados, os que ganham o ordenado mínimo ou pouco acima do mínimo? Serão esses que irão deixar de comprar os produtos mais baratos para comprar os mais caros, por patriotismo?
Cada vez se fala mais em diminuir no IRC e aumentar no IRS, o que a prazo dá condições para muitos deixarem de ser empregados para se colectarem como folhas verdes que gerem o seu trabalho como de uma empresa se trate. No limite todos os que têm alguma capacidade de trabalho e conhecimento poderão passar para "free lancers" laborais a descontar menos no seu IRC, (ex IRS do trabalho para outrem).
CONCLUSÃO
O Primeiro Ministro é realmente nosso amigo! Pois já nos avisou para emigrarmos! O capital já está a ir, depois teremos de ser nós e convém que os últimos a sair deixem isto a arder, para os que vierem não tenham nada para roubar. É assim que um povo que não se governa nem se deixa governar vai acabar.
PensaCM

Sem comentários:

Enviar um comentário