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quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

CUIDADOS A TER

Se vai comprar um carro, veja primeiro se não vai ter problemas de manutenção.
O motor está bom sem fugas, tem as emissões dentro dos limites legais ?
O catalisador está a atingir o seu tempo limite ?
Gasta muito óleo, está dentro dos limites fornecidos pelo fabricante ?
A transmissão não está empenada ?
Os pneus não estão gastos e são adequados para as estradas ou caminhos por onde costuma andar ?
As molas e os amortecedores estão funcionais e cumprem o amortecimento esperado ?
Os motores auxiliares: do óleo, da água, gasóleo/gasolina/LPG auto, estão em bom estado ?
O sistema de refrigeração tem fugas ou tem o radiador já muito entupido ?
A correia de transmissão que aproveita o movimento do veio para comunicar movimento aos motores auxiliares: está boa, não está quase a partir ?
A transmissão do movimento do veio à válvulas, árvore de Cames, está em bom estado ?
Tem corrosão na carroçaria ou borrachas vedantes que possam deixar entrar água da chuva para zonas com ligações elétricas não isoladas ?
Os cabos que transmitem energia elétrica para as velas estão bem isolados ?
A bateria está em bom estado e funcional ?
Os apoios do motor e os chamados cinoblocos que amortecem os vários tipos de vibração estão em bom estado ?
Tudo isto se for um carro usado, mas se for novo ter-se-á de prespetivar os custos de manutenção estimados e analisar se o custo total estimado: custo inicial, mais juros se não for comprado a pronto pagamento, mais manutenção, mais consumo, mais impostos, mais portagens habituais, mais seguro, será compensatório no tempo útil em que se está a pensar manter o carro ?
Por vezes poupar 4000 ou 5000 euros na compra de um carro que se estima manter durante 6 anos, por exemplo, pode não compensar !

PensaCM



 

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