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sexta-feira, 8 de março de 2013

MAC FOBIA

O nome faz lembrar uma figura dos desenhos animados da Walt Disney, pato Donald.
Esta semelhança à priori, no conceito de vida europeu, leva-nos a não levar a sério esta empresa: uma empresa tipo desenho animado! Será por isso que ainda há muita gente que diz nunca ter  comido num Mc Donalds ou que só foi lá uma vez ou duas na vida ou ainda que não é sítio para comer a sério.
Na realidade este franchising é um dos negócios mais sérios do mundo, dá lucros a sério, tem certificações várias, sendo uma delas em higiene, coisa que em Portugal nem sempre se encontra nos restaurantes ou casas de pasto, existentes por esse país fora.
As batatas fritas são-no em óleo que tem de ser substituído ao fim de x frituras e estas batatas, nos menus portugueses, podem ser substituídas pela salada mista mantendo o preço do menu, o que remove a componente das calorias e dos compostos nada saudáveis da fritura. Já existe o Mc Bifana que não é humburger, embora o humburger continue a ser preferido dos consumidores Mac.
O atendimento é muito mais rápido que num restaurante, em que no final se tem de esperar que tragam a bica, depois disso pede-se a conta e espera-se que ela venha, depois paga-se e dá-se mais uma gorjeta ao empregado, porque parece bem e espera-se mais uma vez que traga a fatura e o troco, só depois com a digestão quase feita é que nos vamos embora todos felizes porque só perdemos 1h 35m para almoçar.
- Até foi rápido!
Dizemos nós.
No Mac até podemos comprar a refeição dentro do carro e ir embora na hora, a única coisa que pode demorar é a fila inicial e nunca se compara com o tempo de contemplação a que ficamos sujeitos num restaurante. Os portugueses também criaram a Casa das Sopas que se multiplicou mas não conseguiu impor-se ao Mac, embora tivesse a jogar em casa.
CONCLUSÃO
Os americanos como têm uma tendência kitch de estrilho, fazem palhaçadas como o Mc Donalds, mas não se esqueçem do cliente e da faturação, tornando-se sucessos mundiais. Os portugueses com o seu ar sisudo que levam as coisas muito a sério, mesmo tendo a melhor gastronomia do mundo e com preços acessíveis, no negócio da restauração: tratam os clientes como palhaços deixando o negócio muitas vezes passar-lhes ao lado.
PensaCM

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