Translate

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

2 cm PINTADOS COM CENTÉSIMOS DE MILÍMETRO

A construção de uma casa, em Portugal, é de um modo geral feita em alvenaria.
Uma parede de uma dessas casas de alvenaria, consiste num pano de parede que preenche os espaços vazios deixados por uma estrutura de betão armado, nesse pano de parede podem-se inserir janelas e portas cumprindo determinadas regras das cargas que se geram nesse plano chamado pano de parede.
Pano de parede? Preguntarão alguns!
Sim, pano de parede! Porque tal como um tecido que se desenrola do seu canudo, numa loja de tecidos, também a parede se vai desenrolando, vendo-se a surgir tal como o tecido quando está a ser esticado.
Então primeiramente faz-se uma parede de tijolos com 11 ou 15 cm de largura, depois faz-se outra parede paralela a esta, mas com uma certa distância de modo a caber no intervalo umas placas de poliestireno, ou esferovite, ou corticite, ou enche-se com poliuretano expansível ou com outro material adequado para isolamento térmico e sonoro se for possível. Deixar o espaço entre as paredes vazio, também já foi opção, desde que esse espaço não gerasse corentes de ar para que termicamente não houvesse transmissão de calor.
Depois de toda a casa acabada é necessário revestir as paredes dos dois lados, podendo levar uma, duas ou três camadas de cimento: primeira chapisco de modo a enrrugar a superfície exposta da parede para agarrar bem a camada seguinte, com a rugosidade dos tijolos atuais não é obrigatório, uma segunda camada chamada endosso espessará a parede contra a intempérie e contra o facto das rachas exteriores não se transmitirem para as camadas interiores, por fim vem uma terceira camada a que se chama reboco e tem o acabamento final liso ou rugoso.
Atualmente os tijolos já trazem pregas para funcionarem como superfícies rugosas, logo não é necessário chapiscar, o endosso está fora de moda, então muitas casas atualmente levam a camada de reboco diretamente por cima do tijolo, depois é só pintar e está a alvenaria da casa pronta.
A camada de reboco deve ter aproximadamente 2 cm de espessura, porque se for mais espessa tem uma tendência a criar rachas profundas e se for mais estreita tende a criar muitas pequenas rachas, deste modo vemos casas que passaram um ou dois invernos e onde se notam os contornos dos tijolos com uma tendência a criar fungos nesses intervalos.
A camada de tinta deve ser constituída por uma base que impermeabiliza e melhora a superfície de pintura e duas ou três de mãos de tinta. Muitas vezes não se aplica a base e leva logo uma ou duas de mãos de tinta não anti-fúngica.
A tinta anti-fúngica serve para evitar a formação rápida dos bolores atrás mencionados.
CONCLUSÃO
Em Portugal a construção sem ser em alvenaria não tem o apoio monetário dos bancos, mas se for em alvenaria com dois centímetros de reboco e algumas centésimos de milímetro de tinta, já tem todo o apoio, mesmo que se torne uma casa húmida e cheia de fungos.
PensaCM

Sem comentários:

Enviar um comentário