Translate

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

ATEU GRAÇAS A DEUS

Ao escrever o post “Crer baixa QI” devia ter escrito: “ão crer pode gerar mais QI”.
Tive uma interpelação sobre o facto de o QI detetado nos ateus ser maior do que nos crentes religiosos, perguntando-me se aquilo era a minha opinião ou eram estudos, claro que baseei o meu post na divulgação que fizeram acerca de 63 estudos diferentes, abrangendo mais de 70 000 pessoas e donde se constatou que o grupo de ateus tinham em média um QI superior ao grupo de pessoas que tinham uma crença religiosa, este é um facto descrito: baseado nesse facto desenvolvi a minha opinião acerca do porquê.
Considero-me um indivíduo que gosta de emitir opiniões e por isso é que escrevo desta forma, no entanto naquele post não pretendi diminuir ou sublinhar as menores capacidades dos crentes, até porque sublinhei bem que os geradores das religiões deviam, segundo a minha opinião, ser cabeças com QI’s superiores.
Ser crente religioso, no passado era obrigatório em quase todo o mundo, no entanto desde os princípios do século XX que essa pressão social passou a desvanecer-se cada vez mais, nomeadamente no mundo ocidental , principalmente na Europa onde os loobys religiosos não são tão fortes como na América do Norte.
Um Europeu ao se aperceber do conteúdo de certas mensagens transmitidas por entidades americanas oficiais ou não, fica muitas vezes na dúvida sobre a religiosidade da governação de um país daqueles.
Sublinho que os presidentes dos USA costumam estar ligados a um credo religioso, o que já não é tão comum em países europeus, por exemplo em Portugal tivemos um presidente que se assumia repetidamente como agnóstico: o cidadão Mário Soares. Nunca percebi se realmente era é ateu com uma estratégia política num país Católico ou se é realmente agnóstico.
Agnóstico significa que não é mas também não põe nada em causa, no fundo não tem opinião acerca do assunto nem se preocupa com isso.
Na realidade quando um português diz que não tem religião, nem clube de futebol, os comentários são sempre de estranheza perante aquele tipo, embora as estatística digam que em 2011 havia 610 000 ateus num Portugal com cerca 10 milhões de habitantes, o que dá 6% da população.
No fundo os ateus só existem graças ao conceito de Deus: graças a Deus.
PensaCM

Sem comentários:

Enviar um comentário