Translate

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

NINHO RETÂNGULAR DE RELIGIÕES

As grandes religiões que se mantiveram por muitos séculos e com muitos adeptos surgiram todas entra os 34º e os 145º leste e entre os 5º e os 145º este, é neste retângulo que se situam as religiões mais duráveis, com mais adeptos e mais próximas dos atuais direitos do Homem.
Este retângulo incorpora o Médio Oriente a partir do meridiano onde acaba o Sinai e começa o Israel atual, incorporando parte da Turquia, a Arábia Saudita, o Iraque, Irão, Índia, China e indo acabar no limite este do Japão: é neste espaço onde surge o Hinduísmo, o Taoismo, o Budismo, o Xintioismo, o Judaísmo, o Cristianismo e o Islamismo.
Existem e existiram muito mais religiões do que estas, mas são estas que marcam os últimos milénios tendo conseguido sobreviver e mantendo os seus adeptos em quantidades apreciáveis, são também estas religiões que têm alguma lógica e como tal pode-se dizer que alguns dos seus ensinamentos serviram para os manifestos mundiais dos direitos do Homem e da Criança, pois outras religiões exigem sacrifícios humanos ou animais, com sangue a jorrar, o comer de corações, transes atordoadores e outras práticas rômbicas e esdrúxulas.
Olhando para o globo e inserindo o referido retângulo vemos que a Europa, África, as Américas e a Oceânia não têm queda para criar religiões com nexo, são os povos com civilizações muito batidas nisto da vida e com gente com tempo para se dedicar à criação de uma religião que faça algum sentido, de modo a tornar-se um ligante agregador da sociedade, que se conseguiram impor.
As pessoas mudam de camisa, mudam de mulher ou de marido, alteram os amigos ao longo da vida, mudam de marca de carro, mas é muito difícil mudar de religião.
Ao fim de muitos séculos quem são os utentes das ditas religiões com nexo, muitas vezes povos que nada tinham a haver com a origem: o Cristianismo nascido no médio oriente tornou-se europeu, Africano e Americano fundamentalmente; o Budismo é mais Chinês, Japonês, Tailandês e outros ês que Indiano, onde surgiu; o Islamismo embora continue muito agarrado à origem Árabe Saudita, tem mais adeptos no Norte de África, África subsariana, Ásia, e na Oceânia. O Taoismo é que ficou mais pela China, Japão, Coreia e foi salpicado nas práticas derivadas do Yôga, como o Zen; o Xintoísmo é puramente Japonês, pois o seu âmbito também é só esse: a devoção ao Imperador Japonês.
CONCLUSÃO
Se não tem religião e quer escolher uma com alguma seriedade, informe-se qual destas religiões do retângulo se adapta melhor à sua personalidade, porque na Europa urbana e na América do Norte urbana a tendência é a religião tornar-se cultura.
PensaCM

Sem comentários:

Enviar um comentário