Translate

sábado, 27 de novembro de 2021

SUICÍDIO, O COMPORTAMENTO SEM REGRESSO

 


Portugal suicida-se mais no meio rural do sul e entre os homens, nomeadamente a partir dos 65 anos de idade, mas entre os jovens nacionais este comportamento definitivo também é relevante.

Os estudos também dizem que nos jovens portugueses a principal causa de morte até aos 29 anos é o suicídio e que Portugal é o país mais suicida do sul da Europa, embora esteja dentro da média europeia, no entanto pensa-se que os registos pecam por falta de notificação de casos em Portugal.

Segundo a OMS, na Europa, o continente mais suicida do mundo, suicida-se alguém a cada 40 segundos, o que dá quase 790 000 suicídios de europeus por ano, mas ninguém fala disto nos noticiários.

O suicídio ao contrário do que já foi considerado no passado é um comportamento e não uma doença em si, mas muitos deles estão enquadrados numa mente doentia.

Os números também dizem que no Mundo o estado mental depressivo aumenta 20 vezes a incidência do suicídio e que esta causa de morte é superior ao homicídio, à guerra, ao cancro da mama ou à malária.

Mundialmente os números registados dizem que o suicídio é a 15ª causa de morte.

Perante tais factos somos levados a pensar:

porque há tantos migrantes a quererem vir viver no continente mais suicida do mundo?

será o suicídio uma forma de limpeza auto purgante da falta de motivação de vida numa sociedade?

Estudos com algumas décadas indicavam que cerca de 90 % do suicida era reincidente várias vezes e que muitos deles acabavam a ter "sucesso" na tentativa de pôr termo à vida.

Soube de um caso, à poucos dias, em que uma pessoa com uma doença grave e dependente de familiares, já tinha tentado suicidar-se várias vezes,



sendo por isso alvo de acompanhamento apertado, mas num momento em que apanhou o familiar que estava com ela num compartimento diferente, a pessoa matou-se.

PensaCM

Sem comentários:

Enviar um comentário