Translate

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

ATRAVESSAR AS ÁGUAS


 

Eu todos os anos atravessava a nado o rio Mira na zona mais larga, esta zona situa-se na praia de Vila Nova de Mil Fontes onde de há alguns anos para cá tem uma zona de natação delimitada por boias a menos de 100 metros da areia seca.

Esta situação passa-se no meu país que é Portugal e pertence à C€. Se eu não acatar aquela limitação territorial da praia imposta por uma exploração concessionada a um particular nem sei o que me pode acontecer, talvez possa ter de ir a uma esquadra ou até ficar preso por não ter cumprido as regras que me são impostas por uma exploração concessionada.

Tal como na praia de Vila Nova de Mil Fontes existem também concessões de praias na Ilha do Pessegueiro e muitas outras praias pelo país fora, o mesmo acontece nas praias dos outros países europeus: depois temos os considerados pobres e desesperados que pagam 3000 a 4000 € por uma travessia do Mediterrâneo do Norte de África para o sul da Europa e para os quais a comunicação social, toda a panóplia de ONG's e várias europeus valorizam e apoiam, embora por trás estejam alguns a ganhar centenas de milhões com essa situação que gera cerca de 1 % de mortos.

Hoje mais umas dezenas de mortos com origem na famosa travessia marítima do Mediterrâneo foram detetados em águas territoriais da costa de Itália e perto da praia tendo gerado notícias em todos os telejornais que nunca focam os tais passadores das centenas de milhões nem as linhas vermelhas que para nós não nos deixam passar.

Não se percebe.

PensaCM

Sem comentários:

Enviar um comentário