Translate

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

MUDANÇA DE FORTUNAS


 

A maior parte das fortunas são feitas com dedicação embora possam ter alguns malabarismos menos legais na sua construção mas de um modo geral pensamos que seguem processos maioritariamente legais, o que significa que há um esforço continuado na sua conceção.

Quando há crises financeiras ou revoluções muitas dessas fortunas ficam em risco porque passam a ter perdas contínuas durante uma quantidade de tempo que muitas vezes se torna insustentável levando à venda do património ou no caso das revoluções à apropriação pelo Estado ou por terceiros que por sua vez vão enriquecer com isso.

Esta passagem de património de um enrascado sem liquidez para outro que naquela altura tinha património disponível com liquidez gera os chamados novos ricos com fortuna ativa e os velhos ricos que perderam a fortuna.

O capitalismo é isto e aconselha-nos a arriscar mas só uma fração daquilo que temos e de forma dispersa, pois se escorregarmos numa descapitalização numa altura de crise muitos alguéns estão logo prontos para nos comer o património rapidamente e sem escrúpulos.

Daí os seguros serem sempre um apoio poderoso nas nossas desgraças não só do mundo do dinheiro como da saúde, mas mesmo assim os próprios seguros podem ser comidos e abrir falências deixando os segurados a ver navios.

Neste mundo nada é garantido.

PensaCM

Sem comentários:

Enviar um comentário