Translate

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

COME 23 E CURTE 13

Os restaurantes vão passar a pagar 23% de IVA. Dizem que poderá provocar 50 000 desempregados, dos que ganham muitas vezes o ordenado mínimo ou pouco mais, então eu pergunto se esses empregados ganham isso, quanto ganha o patrão?
É na restauração que se encontram muitas injustiças salariais: se não aguentam 10 % de aumento no produto final, mesmo a pagar ordenados mínimos ou próximo disso, então são empresas que estão a contribuir para um tecido empresarial fraco.
Estas crises funcionam como as tempestades: arrasam com tudo o que é frágil.
Na realidade o importante são os alimentos que se compram nas lojas, pois esses são os que fornecem a esmagadora maioria das refeições diárias neste país: pois quase toda a população almoça no ou próximo do trabalho mas todas as outras refeições são mastigadas em casa, onde saem efectivamente mais baratas e são mais saborosas, os restaurantes acabam por ser os fornecedores marginais de refeições no computo do país.
A cultura é um conjunto de fragmentos de ideias e projectos que vivem da vaidade de se mostrarem a todos os que conseguem cativar.
O pessoal da cultura é mormente motivado pela criatividade e esta costuma beber nas curtições da vida, as quais estão impregnadas de consumos supérfluos e caprichos individuais, não me estou a esquecer da investigação séria que é própria desta área.
Mas o que tem mesmo piada, é o artista criador de cultura, a usufruir de 13% de IVA na sua actividade e o desempregado a pagar 23% pelas suas pobres refeições.
CONCLUSÃO
Vá lá que o futebol dos ordenados milionários vai pagar o mesmo IVA de 23% da alimentação dos desempregados que não precisam de ver teatro a 13% de IVA, para viver.
PensaCM

Sem comentários:

Enviar um comentário