Translate

quarta-feira, 9 de maio de 2012

CORRER PARA QUÊ?

A corrida é uma actividade humana com origem natural.
Quase todos os animais com pernas têm a capacidade de correr, sendo essa uma actividade geralmente feita por necessidade e não por gozo, excepto nos juvenis que gostam de correr para mostrar as suas capacidades durante o crescimento.
O adulto torna-se um ser mais racional e menos lúdico, sendo essa uma evolução da consciência do animal irracional e também do homem. No caso do homem a corrida é uma forma de manter as suas capacidades físicas e aumentar a vascularização de todo o corpo, mantendo o indivíduo mais activo fisicamente, mais inteligente e emotivamente mais equilibrado, além de manter o excesso de colesterol afastado.
Quando se entra numa situação de "stress", esta manifesta-se por uma respiração ofegante sem no entanto se estar cansada e isso não passa, a tensão aumenta e o tesão diminui.
Então se o coração já está agitado porque não fornecer-lhe movimento como se estivesse em actividade física, assim todo o corpo regulariza de uma forma mais natural, desaparecendo esse "stress" mais facilmente, pois os nossos primitivos antepassados adultos, só deviam "stressar" quando tinham de correr para fugir de algo que os poderia matar ou danificar muito, assim o cansaço físico camuflava o medo e todo o organismo rapidamente ficava equilibrado: pensava-se a curto prazo, agora pensa-se a longo prazo e não nos podemos defender de ninguém que nos ameace porque fica-se imediatamente sujeito a leis penais que levam à prisão e isso ainda é mais "stressante": pensamento a longo prazo.
No caso da espécie humana, as pernas têm tanta importância que são muito mais robustas que os braços, tendo normalmente menos massa gorda que o resto do corpo, é por isso que a corrida ou o andar são extremamente apropriados para nós humanos.
CONCLUSÃO
Se se sente mal, ansioso ou preso na sua vida e tem coração para isso, vá dar uma volta ao bilhar grande, a pé ou a correr.
PensaCM

Sem comentários:

Enviar um comentário