Translate

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Delta 305

A delta cafés teve um lucro de 305 milhões em 2011, a Galp teve um lucro de 251 milhões, mas os que são considerados malandros, são os Galpistas enquanto a delta continua a facturar com a dependência dos cafeínomanos que se não beberem a sua dose logo pela manhã ficam com mau humor, lentos e com dores numa cabeça atrofiada.
A Galp teve uns custos operacionais de 16.1 mil milhões de euros para poder gerar os 251 milhões, enquanto a delta... quais foram os seus custos operacionais? Não sei, não estão facilmente localizáveis, mas de certeza que são uma fracção ínfima dos custos da Galp, no entanto todos apontam o dedo à Galp por ser um dos grandes culpados pelo descalabro das finanças familiares e empresariais.
Ambos os negócios se baseiam em matéria prima de outros países, consumindo divisas para as comprar, ambos são contribuintes líquidos para o aumento do CO2 na atmosfera terrestre: a indústria petrolífera produz e consome combustíveis e a indústria do café usa máquinas que consomem esses combustíveis, desde o cultivo, passando pelo seu processamento até ao seu transporte por navio, avião e carro.
A cafeína dá dependência física, gerando dores de cabeça e lentidão de decisão quando o consumidor se abstem do seu consumo. Os combustíveis criaram-nos a dependência da mobilidade através de meios de transporte e do consumo de energia fácil como o cozinhar os alimentos no fogão a gás.
Os preços de ambos os produtos são formados nos mercados internacionais, no entanto, a variação dos preços do crude nos últimos tempos, tem sido muito mais caprichoso.
Os países fornecedores de crude são ricos ou riquíssimos e os mercados, que não identificam as pessoas envolvidas, têm um poder de especulação muito grande, pois movimentam valores colossais.
Os países fornecedores de café são pobres, não está em causa o porquê, ficando mais sujeitos aos preços impostos pelos clientes.
No nosso país os produtos petrolíferos pagam taxas elevadíssimas, por ser um negócio que movimenta muito dinheiro, no entanto o negócio do café tem uma taxa normalíssima, tendo até há pouco tempo uma taxa reduzida de IVA, ao abrigo do negócio da restauração.
Se o consumidor protestante quiser fazer mais dinheiro com os 2552 euros que tem disponíveis, por exemplo, pode pô-los a juro no banco ou investir em fundos ou acções. Vamos analisar este último caso: se investisse metade em acções da Delta e a outra metade em acções da Galp, os lucros eram maiores nas acções da Delta, porque por cada euro investido, pagou muito menos imposto ao Estado além do negócio também ter sido bem gerido. Nas acções da Galp tinha menos lucros, porque por cada euro investido pagou muito mais imposto ao Estado, embora embora o negócio também tivesse sido bem gerido.
Por outro lado, cada euro investido na Galp, o Estado ficou com mais dinheiro para fazer estradas, escolas e subsidiar o desemprego, ao contrário de cada euro investido na Delta, que manteve o estado das coisas como estão.
CONCLUSÃO
Quando metes gasolina ou gasóleo estás a contribuir para melhorar o país, mas ao beberes a bica mantens a situação vigente.
PensaCM

1 comentário: