Translate

terça-feira, 28 de agosto de 2012

O TAMANHO DO BRASIL

Naqueles tempos em que o brasileiro era somente o índio e ainda não conhecia os cara pálidas da Europa, os Lusos e os Hispânicos decidiam num tratado que o mundo a descobrir, seria dos Portugueses até 370 léguas de Portugal e daí para a frente seria dos Espanhóis.
Dizem-nos que os Portugueses já sabiam com um grau de certeza elevado que antes das ditas 370 léguas havia bastante terra, conhecimento que os Espanhóis não tinham.
O referido tratado, chamado de Tordesilhas e assinado em 7 de junho de 1494, ditou que a América Latina foi colonizada a oriente por portugueses e a ocidente por espanhóis, tendo contribuído fortemente para que o Brasil tenha a dimensão que tem e não ocupe toda a América Latina.
Se os Portugueses tivessem convencido os Espanhóis a dedicarem-se a África e ás Índias orientais, actualmente o Brasil seria o maior país do mundo e previsivelmente a maior potencia do planeta e em português.
Esta potencia penetraria territorialmente pelo actual território dos USA, contabilizando pelo menos o Texas e o Novo México, seria riquíssima em petróleo e teria o controlo do tráfego marítimo que se faz pelo estreito do Panamá, eventualmente este estreito já seria mais largo, de modo a passarem todo o tipo de navios.
CONCLUSÃO
A ganancia dos portugueses em querer ter as riquezas de todo o mundo ocidental e oriental, acabou por fazer do Brasil um pequeno país que não chega a 9 milhões de quilómetros quadrados e só há pouco tempo é que começou a explorar petróleo a sério.
PensaCM

Sem comentários:

Enviar um comentário