Translate

terça-feira, 14 de agosto de 2012

O ESPÍRITO GANHADOR

Actualmente o espírito ganhador é incentivado cada vez mais na sociedade existente. Não é mau ser competitivo, mas ter espírito ganhador é anti competitivo, pois faz-se tudo para ganhar, não interessa quantos tão bons ou melhores são destruídos.
A forma de vivermos numa sociedade em evolução contínua e que mais valias pode trazer a todos é o espírito melhorador, aplicado ao contexto que se pretende, não o destrutivo espírito ganhador.
O melhorador é aquele que implementa continuamente um melhoramento sobre aquilo que já se conseguiu fazer ou atingir, esse consegue-se com a ajuda dos melhores, tornando-se mais difícil sem a sua ajuda.
O espírito de grupo é sempre anti ganhador, sendo sim compatível com o melhoramento.
Nos tempos que correm proliferam empresas que pretendem as duas coisas, implementarem o melhor e conseguirem trabalhar em grupo, o que nos leva a pensar se estão a gozar com o trabalho ou têm um problema de dispersão mental.
A competição no desporto leva a que somente três indivíduos ou equipas ganhem medalhas, passando a ser os seus detentores uns pequenos deuses com facilidade em angariar dinheiro, parceiros sexuais e poder, não interessa o que fizeram para atingir aquelas marcas, se estragaram a sua saúde de modo que não vão chegar a velhos ou se não tiveram respeito por outros a quem talvez tivessem prejudicado seriamente para o resto da vida, só interessa que ganharam.
Quase sempre ganhar significa uma estratégia de destruição de outros, veja-se o futebol, onde a sarrafada e o pugilismo com ar inocente é a regra, a desmoralização e a fragilização do adversário passou a ser fundamental para se poder ganhar, nem os protocolos, nem o espírito desportivo passam por ali: é o culto da malandrisse.
CONCLUSÃO
O espírito ganhador traz muitas vezes consigo a destruição dos que estavam ao seu nível: sendo assim uma mentalidade de atraso e não de progresso.
PensaCM

Sem comentários:

Enviar um comentário