Translate

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

DIREITO A FUMAR, TORTO A RESPIRAR

Hoje saiu uma notícia que afirmava ser mentira que os pais fumadores serão registados como tal sempre que uma criança vá ao hospital devido a insuficiência respiratória.
A notícia que originou esta outra, dizia que sempre que a criança fosse ao hospital devido a insuficiência respiratória, seria registada na ficha de doente e reportado à Direção Geral de Saúde o hábito tabágico dos pais, de modo a sustentar o historial de saúde da criança.
Mas na realidade o que se passa com o direito à privacidade é que os pais têm o direito a fumar sem que essa situação seja reportada: podem fumar dentro do carro fechado e com as crianças lá dentro, na sala quando toda a família está a ver televisão ou a comer, no quarto da criança, se precisar de ir lá ou permanecer lá o tempo que for.
Sabendo nós que é proibido por lei, fumar em recintos fechados no local de trabalho porque está mais que sustentado: ser o tabaco um provocador de enfizema pulmonar devido à deposição de alcatrão nos alvéolos pulmonares que nunca mais vai sair, emissor de monóxido de carbono que afeta o sangue, o coração e o sistema nervoso e ainda benzeno e outras muitas substâncias cancerígenas e tóxicas, é estranho que se venere e se respeite tanto quem nenhum respeito tem pelos outros.
Podiam mascar tabaco, cheirar tabaco, injetar uma mistura de nicotina e outras substâncias existentes no tabaco que não incomodavam ninguém, mas o império do fumo do tabaco tem todos os direitos a incomodar quem está à volta e os direitos dos fumadores continua a impor-se enquanto as vítimas mortais e as ainda não mortais continuam a existir.
Conheço quem diga:
- Eu não fumo tabaco, só drogas naturais!
Como se o fumo fosse natural para os pulmões.
CONCLUSÃO
Este mundo ainda tem que evoluir muito, de modo que a minoria de fumadores que vive nas democracias não imponha a sua ditadura mortal.
PensaCM

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

SUPER HIDROFÓBICO

A inspiração, diz a notícia, foram folhas de lotus e asas de borboleta, pois são dos materiais mais impermeáveis que há na natureza, nomeadamente a folha de lotus.
Os cientistas que trabalham no MIT, em Boston, afirmaram que criaram um material super-hidrofóbico, sendo mais impermeável à água do que a referida folha, o que é que isto significa ?
Significa que o material que sintetizaram como é ainda mais incompatível com a água do que os que se conhecem, obriga a menos tempo de contacto entre a gota de água e a sua superfície, deixando-a deslizar com mais rapidez, tendo esta propriedade outros efeitos: menos embaciamento, menos gelo formado na superfície, logo menos corrosão provocada pela humidade nos metais revestidos com este tipo de material.
Aplicações deste material super-hidrofóbico serão feitas a nível dos tecidos, permitindo roupas verdadeiramente impermeáveis, a nível da aeronáutica com superfícies frias lá em cima sem formação de gelo a estragar a aerodinâmica das aeronaves, nas turbinas e também cá em baixo nos vulgares carros que atualmente formam gelo no pára brisas e no vidro traseiro que além de não deixar ver estragam a borracha do limpa para brisas quando este é acionado.
As tendas poderão ficar realmente secas por dentro quando chove, não molhando quem dorme lá dentro quando se encosta à tela da parede.
CONCLUSÃO
Na pesquisa de novos materiais pode-se ser fóbico relativamente a tudo, até hidrófobo.
PensaCM

terça-feira, 19 de novembro de 2013

NEM TUDO O QUE SE ENGOLE RÁPIDO ENGORDA

A comida rápida, generalizada como fast food, está mal vista sendo responsabilizada por engordar e fazer mal à saúde.
Já uma vez falei deste tema, mas volto ao mesmo por causa das generalizações a que certos conceitos ficam sujeitos, as pessoas deixam de pensar e dizem de uma forma automática que aquilo é assim, ponto, não aceitando a maior parte das vezes que se ponha em causa aquilo que acabaram de dizer.
Comer rápido é uma forma de não engordar, pois o estômago recebe os pedaços de alimentos ainda muito grandes e com pouca saliva e como tal tem mais trabalho para absorver aqueles pedaços tão grandes e sem a pré digestão do bolbo alimentar que é produzido pela mastigação abundante, deste modo e como o alimento é ansioso no sentido de chegar ao destino, tende a passar para o intestino sem estar totalmente digerido, acabando a não fornecer todos os nutrientes que conseguia e arrastando alguns para a sanita destino.
Se a refeição for rápida e não for rica em gorduras não vai engordar, mas se for rápida e rica em gorduras escorregadias, daquelas que se engolem facilmente, então aí sim, a absorção da gordura faz-se em
CONCLUSÃO
Nem tudo o que se engole rápido engorda.
PensaCM

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

REFEIÇÃO RÁPIDA, NATURAL E NÃO ENGORDA


A fruta é em regra mais pobre em calorias que os cereais, a carne, o peixe e o pão, mas fornece vitaminas que são catalisadores biológicos potenciadores das reações biológicas fundamentais ao bom funcionamento do nosso organismo, além de nos fornecer açucares variados. O que lhes falta é a proteína, deixando-nos um pouco tontos e com os intestinos soltos se só comermos fruta.
Se fizer um batido com leite, aí já tem proteína, mas se adicionar um ovo saudável, daqueles que não estão estragados e cheios de salmonelas, embora esteja cru: então tem uma ótima refeição com frutas de 3 cores diferentes, em ½ litro de leite e com um ovo cru.
Sai barato e é nutritivo.
Há ainda quem diga que o ovo comido todos os dias não faz colesterol, outros dizem que sim, mas se comer dois ovos por semana todos estão de acordo que não é problemático, assim nos dias em que não come ovo substitua-o por soja granulada ou seitan, ficando com uma refeição igualmente forte em proteína.
Ao fim de um mês já perdeu uns quilos se não andar a compensar com gorduras ou açucares, ficou com mais tempo para si à noite, pois não precisou de cozinhar e emagreceu se anteriormente era anafadinho(a).
Os nutrientes que possam faltar neste tipo de batido, foram comidos ao pequeno almoço e ao almoço.
PensaCM

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

AQUECIMENTO DO DIFERENCIAL ENTRE RICOS E POBRES COM MAU CHEIRO

A diminuição das emissões de CO2 por parte de todo o mundo é considerado vital para o equilíbrio do clima e uma forma de evitar catástrofes naturais cada vez piores: esta é uma ideia que foi vendida pelos atuais compradores quando ainda eram jovens contestatários dos sistemas vigentes da altura.
O Japão já não alinha nas diminuições das emissões do CO2 como há uns anitos atrás, pois não tinha levado em conta a sua atividade sísmica diária que de vez em quando provoca catástrofes destrutivas a sério.
Os Japoneses hoje no poder, perante os signatários do Protocolo de Quioto, abandonam a ideia da redução brutal do CO2, pois quando assumiram a redução de 25 % das emissões até 2020 estavam a contar com os seus 50 reatores nucleares sem ataques de tufões e terramotos destruidores. Agora já nem contam com a eletricidade nuclear, tendo novamente implementado o consumo de combustíveis fosseis, o que é interessante é o representante da China dizer que nem tem palavras para esta decisão: a China, o principal incrementador de CO2 nos últimos 20 anos teve o desplante de ficar de olhos em bico perante o assumir da realidade japonesa.
Quem contabilizou o que o Japão diz que vai fazer e o que se propunha fazer há uns anos atrás, diz ser equivalente à emissão de CO2 da Espanha, mas só o que a China e a Índia fizeram pelo aumento destes gases na atmosfera nos últimos 20 anos, coloca o Japão numa posição perfeitamente natural.
As economias emergentes a competirem com aumentos de emissões de CO2 sem freio e as economias desenvolvidas com limitações apertadas e punidas com taxas avultadas, torna-se injusto, criador de crises económicas, de poluição desenfreada e uma deslocação da riqueza dos países ricos para os empresários ricos de todo o mundo, pois o diferencial social entre as pessoas ricas e pobres já aumentou e vai continuar a ser assim.
CONCLUSÃO
Os mesmos países evoluídos que puseram em agenda o aquecimento global foram os mesmos que deixaram os seus empresários de sucesso transferir as suas fábricas e outros investimentos par a China e para a Índia, para não falar do Paquistão, Bangladesh, Tailândia, etc., agora o aumento nítido da temperatura da atmosfera e naturalmente das catástrofes, provocam indignação aos governantes desses empresários de sucesso.
PensaCM

MAIS CHINESES E MAIS LIVRES NO FUTURO

Foi hoje notícia que na reunião plenária do comité central do Partido Comunista Chinês, forma decididas medidas desrepressoras da sociedade chinesa, tais como:
Ser enviado para campos de trabalho durante anos sem sentença prévia, vai deixar de existir. Este método era aplicado a delinquentes e foi implementado por Mao Tsé Tung para pôr ordem na vida das centenas de milhões de chineses que já existiam na altura. Agora que a China vai passar a ser um dos observadores dos direitos humanos na ONU vem mesmo a propósito o facto de tomarem medidas convincentes para os países que os puseram em causa como observadores.
Outra medida que alivia a pressão sobre os direitos humanos na China, é o facto de os casais urbanos em que um dos pais já é filho único poderem ter dois filhos se o primeiro for menina, desde 1979 até agora isso só era possível se o marido e a mulher fossem ambos filhos únicos.
Esta questão de se poder ter o segundo filho se o primeiro for menina, ainda continua a ser aberrante, pois tem a haver com a tradição dos casais não gostarem de meninas para não terem o encargo do dote no casamento, situação comum a vários países orientais. Esta alteração embora seja vendida ao público como uma medida de equilíbrio da população chinesa, parece-me que desequilibra ainda mais, pois haverá tendência para ter sempre um filho rapaz: ou sai à primeira e não tem mais filhos ou sai à segunda tentativa, assim aumentará o número de rapazes, ficando as meninas em minoria, o que atualmente é desvantajoso para as mulheres tornar-se-á uma vantagem devido a uma futura procura muito maior do que a oferta de mulheres, tal como acontece já na Índia, no Paquistão e por aí fora, onde os homens têm dificuldade em criar família, vivendo sós e procurando consumos alienantes.
CONCLUSÃO
A China tem realmente grande capacidade de se renovar e rapidamente, embora seja dos maiores países do mundo.
PensaCM

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

PAPA DENTRO DA MIRA DA PIOR MAFIA

O Papa anterior, designado emérito, já tinha começado a mexer nos esquemas permissivos que a Igreja Católica Romana possui, nomeadamente a nível financeiro, onde o combate à corrupção com a lavagem de dinheiro ficam afetados seriamente, pois passa-se a permitir acesso à informação incluindo cláusulas de reciprocidade e confidencialidade a mais de 130 autoridades de informação financeira a nível global, através do Grupo Egmont.
Esta transparência surge no seguimento de um acordo com o Governo italiano no sentido de combater a corrupção, manipulada fundamentalmente pela mafia.
Mas se toda esta clareza é afunilada no grupo Egmont, basta controlar quem vai colher toda aquela informação à fonte.
A mafia, tal como as outras organizações multicéfalas, tem um código e um líder organizacional, sendo o ramo da N’drangheta considerado o mais violento, no entanto pelo que se sabe 88% dos seus membros são religiosos, rezando sempre antes de matar alguém. Depois de morta, a vítima além da proteção da reza efetivada previamente pelo seu assassino, ainda tem o conforto do conjunto de preces que lhe serão dedicadas durante o protocolo do funeral.
É esta fação mais violenta da mafia, a N’drangheta que não está a gostar nada desta clareza anti corrupção, pois estas novas práticas financeiras poderão expor o seu processo de enriquecimento e lavagem de dinheiro, privando-os dessa teta legalizadora de dinheiros obscuros.
São estes senhores que poderão reduzir o novo Papa Francisco a uma imagem enquadrada numa mira de alta precisão e é por esta mesma razão que não faz sentido este Papa ter abandonado a blindagem transparente do seu Papamóvel.
Toda esta clarificação que se está a implementar na gestão do património da Igreja Católica Romana, removendo interesses instalados através da movimentação de religiosos que não parece terem estado a seguir os cânones da Santa Madre Igreja, leva a uma melhor compreensão do medo que qualquer Papa tem de sentir quando está naquela posição, é também por isso que são sempre eleitos Papas com idade avançada, pois ou não têm genica para mudar as coisas e tudo fica como estava ou a têm e não se importam de ser assassinados porque já viveram aquele tempo todo.
CONCLUSÃO
A mafia além de controlar a política e a finança italiana, também tem contribuído para o poder da Igreja.
PensaCM

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

RELIGIÃO SEXO E MASTURBAÇÃO

Papa Francisco está considerado a pessoa mais comentada na net, à frente de Edward Snowden e até de Miley Cyrus.
A M. Curus já foi proposto por um realizador de cinema para entrar num filme pornográfico como atriz, por 800 000 dólares.
Esta notícia surge depois da Igreja Católica da qual o referido Papa é o atual líder, ter começado um inquérito sobre temas polémicos como aceitação da homossexualidade e outros assuntos socialmente polémicos, sobre pressão dos loobys homossexuais da Igreja e outros. Temos de recordar que a outra fação católica do cristianismo: o anglicanismo, aceitou a homossexualidade entre os seus pastores há poucos anos.
Embora seja sabido que a Igreja Católica atualmente não considere a homossexualidade como relacionamento sexual mas sim como um conjunto de formas masturbatórias entre pessoas, pois não há possibilidade de dois órgãos sexuais iguais se relacionarem.
Estamos numa fase em que se considera estarmos a quebrar tabus civilizacionais, embora no passado se tenha ido mais longe, usando práticas preparatórias para o sexo que agora até se consideram relações sexuais.
No passado, práticas milenares de sexo desregrado já foram usadas de forma sistematizada, na Índia antiga, para atingir o samadi, forma de libertação da alma. Estas práticas foram desenvolvidas por vários gurus yoguis que seguiam uma das linhas do tantrismo.
Atualmente em paralelo com a aceitação de práticas consideradas perversas num passado muito recente, ainda se aponta o dedo a quem pratica pornografia lucrativa e a quem se envolve com vários parceiros amorosos simultaneamente, como se isso é que fosse o atual comportamento anti natura.
As religiões tal como qualquer instituição particular, não ligada a qualquer Estado, definem os seus estatutos e objetivos, aceitando somente quem acham que está alinhado com eles, não têm de ceder perante opiniões não alinhadas, pois desta forma acabam por subverter os objetivos da própria instituição: ninguém é obrigado a ser membro, só se filiam de livre vontade.
CONCLUSÃO
Com estas alterações de mentalidades e inspirados no tal tantrismo, talvez ainda assistamos à implementação da pornografia como forma normal de estar dentro de religiões mais modernas e isso sim: atrairá muito mais crentes.
PensaCM

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

O TRABALHO SALGADO

O sal vem do mar e o mar fez o sal indo buscar o sódio aos constituintes do seu leito, este reagiu com o cloro na forma ácida expelido por vulcões: esta é uma teoria que é atualmente aceite como justificação para a formação do sal de cozinha cloreto de sódio.
Este sal dissolvido nos mares abertos e oceanos quando confinado a uma depressão sem saída para o mar e com mais evaporação do que o fluxo de água que lá desagua, forma mares salgados, que com fortes secas podem degenerar em planaltos de sal.
Grutas em comunicação com o mar que posteriormente ficaram isoladas deste, formam sal por evaporação da água ao longo dos anos, dando sal gema, cristal que se explora como pedra de sal.
Esta teoria justifica aqueles lagos, grutas e planícies de sal no interior que surgiram em zonas geológicas que foram ou tiveram contacto com o mar, como na América do Sul, em África, na Ásia e também noutros locais.
O sal como composto que conserva os alimentos ao abrigo de infetantes, antes dos frigoríficos era a forma de manter a alimentação armazenada sem se estragar, nomeadamente carne e peixe, lembre-se do bacalhau.
Este mesmo sal no tempo dos Romanos chegou a servir de moeda de troca e em vários países africanos o trabalho braçal na extração do sal a partir de minas ou a céu aberto mantinha uma considerável mão de obra e gerava fortunas. Neste contexto em África ainda temos restos deste tipo de trabalho braçal que usa muita mão de obra barata e transporte animal tradicional e lento, em pleno século XXI.
RESUMO
“Vai cavar sal”, é uma forma salgada de conservar a nossa argumentação quando se começa a tornar insustentável.
PensaCM

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

AS GUERRAS DAS PEDRAS

As guerras dos pobres contra os ricos costumam-se caraterizar pelo uso da pedrada contra as forças da ordem do outro lado, este tipo de alvejamento não costuma ser levado a sério pelos meios de comunicação, geralmente porque nunca levaram uma pedrada a sério, daquelas que por vezes matam quando atingem certa zonas da cabeça ou a zona do coração.
A pedrada deve ter sido o primeiro meio balístico usado pelo homem, depois de ter constatado que poderia ferir ou matar o outro sem que pusesse em causa o seu próprio corpinho.
A balística da pedrada está muito dependente da prática, pois eu anteontem fiz uns arremessos de treino e verifiquei que estava com a pontaria totalmente descalibrada, fruto de anos sem treino.
O arremesso da pedra é biologicamente compatível, reforça o complexo muscular do ombro e cotovelo, pode ser praticado em praticamente todos os ambientes naturais sem qualquer logística e mesmo em muitas zonas urbanas. A afinação da pontaria vem com as horas praticadas.
A pedrada tem os inconvenientes de esforçar o ombro e cotovelo e poder criar luxações nessas zonas, quando praticado com pedras maiores, quando muito repetida ou quando se recorre a pedras mais densas. Pode ainda criar feridas contusas nos dedos, quando as pedras têm arestas afiadas, devido ao atrito da pedra durante a trajetória inicial não balística em que esta permanece agarrada ao impulsor mão.
Desta forma, as desvantagens do utilizador da pedrada como meio reivindicativo leva a pensar numa otimização do processo, do ponto de vista do utilizador e aí surge a ideia da batata: esta não cria lesão nos dedos do atirador, não fere de morte a vítima, é um alimento, logo não se pode ser acusado de tentativa de morte ou ferimentos nas vítimas, é menos densa que a pedra, permitindo uma melhor performance em cada catapultamento manual e muito mais repetições sem criar luxações no binómio ombro/cotovelo, ainda sobrando capacidade física para jogar ténis nos tempos livres, além de não ser muito cara.
A grande desvantagem da batata é que já é necessário recorrer à logística do abastecimento.
CONCLUSÃO
Substituir pedradas por batatadas é benéfico para o atirador e mais ergonómico, pois a batata adapta-se melhor à mão que a pedra, além de ser biodegradável.
PensaCM

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

VIDA DE CÃO DEPENDENTE DO DONO

A Organização Internacional do Trabalho indica algumas medidas para melhorar a situação de Portugal, uma delas seria o aumento do salário mínimo, o aumento do rendimento de inserção social e a diminuição das taxas de juro dos bancos aos empresários.
O aumento do salário mínimo é evidente, pois este item da vida de alguns é tão insuficiente que não permitir uma vida autónoma, sendo esta característica importantíssima na formação do salário mínimo, pois se quem ganha um destes salários ou até 40 % a mais, não consegue ser autónomo, pois não cobre a despesa de uma renda de casa, alimentação e transporte, nem sequer permite ter um carro dentro da lei.
O subsídio de inserção social deve ser cruzado com atividades ilegais da parte de quem o ganha, pois parte da população alvo muitas vezes vive recorrendo a esquemas ilegais e este subsídio é mais um dinheiro a acrescentar, ficando outros necessitados muito piores sem direito a nada porque declaram tudo o que ganham.
Os juros praticados pelos bancos dispararam o diferencial entre o eurobor e o que é pago pelo devedor, desde que abriu a crise financeira.
Por outro lado a nova onda de baixar o IRC das empresas abaixo do IRS das pessoas é captativo de investimento e bom para os empresários.
Na realidade a política em vigor é baixar os salários, principalmente os menores e os médios para atrair investimento estrangeiro, daquele que vem saca e vai quando passa a dar pouco.
CONCLUSÃO
Ou passamos todos a empresários com as possibilidades de passar os nossos gastos para o IRC mais baixo da empresa ou estamos à mercê do mercado de trabalho barato amputando a nossa autonomia.
PensaCM

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

O QUE ESPERA ?

A televisão é vista pelo menos 3 horas por dia pela população em geral, nos países desenvolvidos e em vias de desenvolvimento que são aqueles em que a maioria da população tem acesso a este eletrodoméstico.
O computador já é usado por mais de um milhar de milhão de pessoas diariamente, nomeadamente pelo tipo de população anteriormente descrita.
O cinema é outro meio de informação recreativo a que quase todos os humanos têm acesso no mundo.
Todos eles mostram sistematicamente situações de violência, falta de respeito e desprezo pelo outro.
Poderemos então contabilizar que a maior parte da população mundial passa umas cinco horas por dia em contacto com meios de comunicação recreativa que lhes passa uma grande parte da sua apresentação nas formas antes descritas, tal como: a violência, a falta de respeito e o desprezo pelo outro.
Até no desporto quando um atleta ganha uma competição, vira-se para as câmaras apontando a mão e dispara como se fosse uma pistola.
CONCLUSÃO
Se desde pequeninos quando estamos mais relaxados passamos grande parte desse tempo precioso a ver e a constatar situações de violência, falta de respeito e desprezo pelo outro, , o que é que podemos esperar das pessoas que nos rodeiam incluindo os nossos filhos?
PensaCM